segunda-feira, 21 de abril de 2008

Secretário diz que resultado reflete problema histórico

Publicado em 20.04.2008 Jornal do Commercio

O secretário de Educação de Pernambuco, Danilo Cabral, diz que o baixo desempenho das escolas estaduais no Enem é reflexo do acúmulo de problemas que a rede estadual vem sofrendo ao longo dos anos. “O resultado do Enem não nos surpreende, pois ratifica outras avaliações. No ensino médio temos 70% dos alunos com distorção idade-série. Dos 360 mil estudantes nesse nível, 260 mil estão atrasados em relação à idade.”
A recuperação na estrutura física dos colégios, a implantação de projetos para correção da distorção idade-série, a reforma nas matrizes curriculares e a distribuição de material didático são iniciativas do governo para melhorar os indicadores educacionais do Estado. Promessa de campanha do governador Eduardo Campos, o número de escolas em período integral deve aumentar até 2010. Em 2006 eram 13 unidades, ano passado foram criadas mais sete e, este ano, há mais 31, totalizando 51 colégios. Dos 31 instalados em 2008, 13 estão com aulas durante todo o dia e 18 com jornada ampliada, o que significa que, duas vezes por semana, os alunos ficam os dois turnos na escola. “Nossa meta é chegar até 2010 com 60 escolas integrais”, afirma.

No segundo semestre, a educação profissionalizante deve ser incorporada a algumas dessas unidades. Estudo identifica as vocações de cada região e as parcerias que precisam ser firmadas para viabilizar a oferta do ensino profissional associado ao ensino médio.

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