quarta-feira, 23 de abril de 2008

Enquanto PE paga pior salário do País, professores da rede estadual do RJ ganham laptops

Do Blog Acerto de Contas 23/04/2008

Enquanto PE paga pior salário do País, professores da rede estadual do RJ ganham laptops

A secretaria de Educação do estado do Rio de Janeiro está distribuindo 31 mil laptops para os professores da rede pública de ensino. A previsão é que mais 10 mil sejam entregues na próxima licitação.

Foram investidos R$ 70 milhões na ação. O custo de cada laptop foi de R$ 1.900.

Mesmo recebendo a máquina, alguns professores ainda estão insatisfeitos, apesar de reconhecerem que as configurações da máquina são boas. Primeiro por alegarem que a velocidade da conexão é terrível. Dizem que está semelhante à conexão por telefone. Com tal velocidade, mal se pode atualizar o antivírus da máquina.

A secretária de Estado de Educação, Tereza Porto, disse que o problema da velocidade tem a ver com a instalação das antenas da tecnologia EDGE, que somente em agosto estarão disponíveis em todos os municípios.

Outro problema é que uma parte significativa dos professores não sabe mexer na máquina.

Um fato curioso é que os laptops foram entregues em sacos plásticos de lixo, desses pretos, com o objetivo de prevenir assaltos. É que há alguns dias foram roubados cerca de 20 laptops de uma escola em Itaboraí.

Pois é, enquanto no RJ professores estão recebendo laptops, aqui em Pernambuco nossos professores da rede estadual recebem os piores salários do País.

O secretário Danilo Cabral bem que poderia copiar esta ação, mas aqui nunca sobra dinheiro para a educação, que é sempre colocada em segundo (ou terceiro?) plano.

A ação da Secretaria de Educação daqui é a seguinte: hoje começa o Big Brother Educação. Trata-se daquele sistema que disponibiliza os horários das turmas e os nomes dos professores na internet.

Você pode conferir os horários no site da Secretaria de Educação.

O projeto dividiu opiniões, mas, mesmo diante de tanta polêmica, o novo sistema foi apresentado ontem durante reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social de Pernambuco (Cedes), no Palácio do Campo das Princesas.

Nenhum comentário: