sexta-feira, 18 de abril de 2008

Bolsa-Geladeira sai em 40 dias

Folha de Pernambuco 18/04/2008

RIO DE JANEIRO (Folhapress) - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse, ontem, que o projeto definitivo do programa que prevê a troca de geladeiras para famílias de baixa renda será entregue dentro de 30 a 40 dias. O programa, que vem sendo apelidado de “Bolsa-Geladeira”, prevê a entrega de geladeiras velhas como entrada para a compra de aparelhos mais novos e eficientes, com o valor a ser completado sendo financiado em condições especiais.


“Isso não vai ser uma bolsa, uma doação. Vai ser uma venda em condições privilegiadas porque não haverá juros. O pobre terá acesso a uma geladeira muito barata”. O ministro informou que o programa vai beneficiar famílias com renda entre um e dois salários mínimos. A previsão do Governo é que o programa possa ser iniciado em setembro. Espera-se que sejam trocadas dez milhões de geladeiras.


Edison Lobão comentou que o programa Luz para Todos (que prevê levar energia a todos os domicílios do Brasil) será prorrogado até 2010, em função do elevado número de inscrições. Ele explicou que não haveria tempo suficiente de se atender à demanda apresentada, caso o programa fosse realmente encerrado este ano.


Na visão do ministro de Minas e Energia, o programa deveria ser estendido sem prazo definido, até que todos os brasileiros tenham acesso à energia elétrica em suas residências. Ele destacou que essa decisão caberá ao próximo governo.

Nenhum comentário: