domingo, 20 de abril de 2008

Alunos de escola em Paulista estão criando armadilhas para a dengue

Os alunos do Colégio Fernando Ferrari, no município de Paulista, estão transformando garrafas pets em armadilhas para o mosquito da dengue. A idéia da escola de envolver os alunos no combate à dengue surgiu depois que os professores viram à entrevista de um pesquisador no programa de Ana Maria Braga.

A estudante Débora Rodrigues explica a importância do trabalho. “Isso é um trabalho de conscientização. E nesse caso, todos devem combater o mosquito”, fala.

Ao todo, os alunos da escola Fernando Ferrari produziram mais de 300 armadilhas e saíram às ruas para distribuí-las aos moradores do bairro de Torres Galvão. De porta em porta, eles explicaram o funcionamento da engenhoca.

COMO FAZER
Cada garrafa é dividida em duas partes. É preciso lixar a metade que vai ter contato direto com o ar. O gargalo é coberto com micro-tule – tecido usado para fazer véus de noiva – que é preso com o anel de plástico da própria garrafa. Na parte de baixo, um pouco de ração para atrair os insetos. As peças são encaixadas e está pronta a armadilha.

A armadilha deve ser trocada uma vez por mês. Antes de jogá-la fora, lave a garrafa com detergente, para matar possíveis larvas do mosquito. Vale ressaltar que só a armadilha não é eficaz, é preciso eliminar os focos, como vasilhas e caixas d´água sem tampa.

Da Redação do pe360graus.com 20/04/2008

Nenhum comentário: