sexta-feira, 25 de abril de 2008

Aluno registra terremoto em sismógrafo feito por ele

Um estudante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, conseguiu registrar, por meio de um aparelho sismógrafo amador construído por ele, o tremor de terra que ocorreu nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro.


» Veja fotos da pesquisa

» Tremor é o 6º maior registrado no País

» Governo pode instalar sismógrafos em todo o País

» País está vivendo surto de sismos

O aparelho, construído em casa por Rogério Marcon, aluno do quarto ano de Geologia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, registrou o terremoto de magnitude 5.2 na Escala Richter, ocorrido no Atlântico Sul na noite desta terça-feira.
Marcon construiu em duas semanas um sismógrafo horizontal do tipo Lehman, de acordo com um artigo da Scientific American de 1979, fazendo adaptações, como uma pequena interface serial para ligar em um PC.
"O sismógrafo tem uma base de madeira e estrutura de aço", explica Marcon. "É ímã de alto-falante e uma bobina de fio de cobre."
O menor movimento do pêndulo gera uma corrente elétrica na bobina que é amplificada e convertida em dados digitais e armazenada no computador.
O estudante esperava registrar terremotos no Chile, mas foi surpreendido pelo tremor que atingiu o Brasil. Segundo ele, o sismógrafo amador custou cerca de R$ 500.
Marcon ainda utilizou um software livre para transformar dados em gráficos. O equipamento tem 1 m de comprimento por meio metro de largura e está instalado no bairro Guará, próximo ao campus da Unicamp.


Redação Terra 25/04/2008

Nenhum comentário: