terça-feira, 29 de abril de 2008

Quem for pagar IPVA, está livre da taxa tapa buraco. Casos de devolução dependem de decisão da Justiça

Ruas do Recite continuam com aspecto lunar (cheia de
buracos), embora a taxa seja cobrada há dez anos

Do Blog de Jamildo 29/04/2008

Alegando que não havia sido notificada da decisão, a Prefeitura do Recife informou nesta segunda que só vai se pronunciar após receber comunicado oficial da decisão de suspensão da Taxa Tapa Buraco.

Antes, o prefeito chegou a dizer que atualmente a taxa é válida e que a prefeitura não pode abrir mão da cobrança. Hoje, ele deve se pronunciar sobre a suspensão do tributo.

A prefeitura da cidade tem 20 dias para recorrer da decisão, mas deve levar outra sova no TJPE, que ontem suspendeu a cobrança, após uma década.

O resultado da votação foi claro: por 13 votos a 1, a Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu suspender a cobrança da taxa tapa-buraco na cidade do Recife.

O único a votar a favor da permanência da taxa foi o desembargador Fernando Ferreira. Segundo a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o magistrado alegou que o prejuízo pelo não pagamento do tributo é maior do que o do pagamento. Disse, ainda, de acordo com a assessoria, que toda a sociedade se beneficia com a ação taxa tapa-buraco.

O relator do processo, desembargador Sílvio de Arruda Beltrão, defendeu a inconstitucionalidade da Lei Municipal 16.356/97, que instituiu a taxa de preservação das vias públicas do Recife.

O imposto é pago anualmente por todos os proprietários de veículos matriculados na capital pernambucana. O valor pago varia conforme o peso do automóvel e a taxa mínima é de R$ 23.

De acordo com a promotora de Justiça Luciana Dantas, quem for pagar o IPVA este mês não precisará acrescentar o valor cobrado pela taxa tapa-buraco. "Quem vai pagar o IPVA agora não vai precisar pagar a taxa tapa-buraco. Quem já pagou terá que aguardar a decisão de mérito para ver se os efeitos serão a partir deste ano. A cobrança está suspensa por enquanto", explicou a promotora.

Nenhum comentário: