sábado, 26 de abril de 2008

Homem solta sucuri em parque municipal em Cascavel (PR)

LUIZ CARLOS DA CRUZ
Colaboração para a da Agência Folha, em Cascavel
Folha online 27/04/2008

Funcionários do zoológico de Cascavel (499 km de Curitiba) tentam, há duas semanas, capturar uma sucuri de dois metros e meio que foi solta por um desconhecido em um lago dentro de um parque da cidade.

A Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel estima que 3.000 pessoas visitem o lago todos os finais de semana. Cerca de 800 pessoas usam diariamente o espaço, no Parque Ambiental Paulo Gorski, para práticas de esportes. Atletas de canoagem também treinam no local.

Segundo o veterinário do zoológico, Luiz Eduardo Delgado, um homem esteve no parque há três semanas e conversou com dois vigias. O desconhecido disse que pretendia entregar uma sucuri ao zôo. "Ele foi orientado pelos vigias a procurar um órgão ambiental, e então teria dito que soltaria a cobra no lago", disse Delgado.

No mesmo dia, pessoas acionaram o Corpo de Bombeiros informando sobre uma serpente grande que se alimentava de um pequeno animal em uma extremidade do lago, que tem 440 mil metros quadrados. Nada foi encontrado no local.

Dias depois, servidores do zoológico que pescavam lambaris para tratar aves do parque avistaram a cobra. Eles tentaram capturá-la, mas a serpente desapareceu nas águas. Funcionários do parque monitoram o local.

A sucuri, contudo, não é um animal peçonhento. "Pelo tamanho dela é um animal ainda jovem --adulta pode atingir até oito metros de comprimento-- e não representa risco", disse a bióloga Vanilce Oliveira.

As sucuris se alimentam de pequenos animais silvestres, e em geral uma vez por semana, a depender do clima. "Quando está frio elas demoram mais tempo para se alimentar", disse Oliveira.

A preocupação maior dos veterinários e biólogos é com a saúde do animal. "Nossa preocupação em capturá-la é justamente por causa dos riscos para o animal. Crianças podem atirar pedras e machucá-la", disse a bióloga.

Nenhum comentário: