sexta-feira, 18 de abril de 2008

Abertas inscrições para jovens cientistas

O XXIII Prêmio Jovem Cientista está recebendo as inscrições até o próximo dia oito de agosto. Estudantes do ensino médio, superior e pesquisadores graduados de todo o país podem participar da maior premiação científica da América Latina. O tema este ano é "Educação para reduzir as desigualdades sociais". Parceria entre o CNPq, Grupo Gerdau e Fundação Roberto Marinho, o Jovem Cientista desafia estudantes e pesquisadores a pesquisarem soluções para reduzir as desigualdades sociais brasileiras através da educação.

A premiação para os vencedores é atraente. São R$ 150 mil em computadores e bolsas de estudos, além da publicação em livros das pesquisas vencedoras. A ficha de inscrição, o regulamento e as linhas de pesquisa do tema podem ser encontradas no site da organizadora do prêmio www.jovemcientista.cnpq.br. A premiação foi criada em 1999 e tem como objetivo revelar talentos e incentivar nos jovens a prática da pesquisa como meio de aprendizagem e produção de conhecimento.

Na última edição do prêmio, o vencedor da categoria estudante do ensino médio foi o paulista Felipe Arditti, de 17 anos. Disposto a pesquisar soluções para amenizar os danos ambientais causados pelo efeito estufa, o estudante inventou um dispositivo que detecta e mede o nível de monóxido de carbono na fumaça liberada por veículos que utilizam óleo diesel. O tema do Jovem Cientista do ano passado foi "Gestão sustentável da biodiversidade: desafio do milênio".

Do Diario de Pernambuco 18/04/2008

Nenhum comentário: