terça-feira, 29 de abril de 2008

Novos cursos de graduação serão criados na UFPE





Do Blog Acerto de Contas 29/04/2008

Nesta manhã, a UFPE informou que já para o próximo vestibular está prevista a inscrição em mais 10 cursos de graduação na Universidade.

Com isso serão oferecidas mais 360 vagas aos vestibulandos. Também há previsão de contratação, por concurso, de 80 professores e cerca de 50 técnicos administrativos.

Os novos cursos, ligados a quatro centros acadêmicos, são: Cinema, Gestão da Informação, Dança, Ciências Atuariais, Arqueologia, Ciência Política (com ênfase em Relações Internacionais), Museologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Energia e Oceanografia.

Veja abaixo os perfis dos novos cursos, os números de vagas e os horários


Cursos
Entrada(S)/Turno(s)
vagas


Cinema
1ª e 2ª Entrada – Diurno (T)
25/25

Dança
1ª Entrada - Noturno
30

Museologia
2ª Entrada - Noturno
30

Arqueologia
1ª Entrada – Diurno (M/T)
30

Engenharia de Alimentos
1ª Entrada – Diurno (M/T)
35

Engenharia de Energia
1 ª Entrada – Diurno (M/T)
20

Oceanografia
1 ª Entrada – Diurno (M/T)
25

Ciências Atuariais
1ª Entrada – Diurno (2 anos Manhã/ 2 anos Tarde)
30

Ciência Política / Rel. Int.
1ª Entrada – Diurno (M/T)
50

Gestão da Informação
1ª Entrada e 2ª Entrada (Noturno)
30/30

CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO (CAC)

Cinema (Bacharelado) – O bacharel em Cinema deverá atuar profissionalmente nas áreas de direção, fotografia, roteiro, produção, som, edição, montagem, cenografia, figurino, animação e infografia, elaboração de projetos de produção de obras em diferentes gêneros e formatos, além de desenvolver pesquisa acadêmica nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação. O profissional poderá também desenvolver políticas públicas do setor, incluindo as etapas da gestão, produção, distribuição e exibição de obras, podendo ainda realizar críticas, organizar mostras, cineclubes e acervos na área cinematográfica.

Gestão da Informação (Bacharelado) - O gestor da informação atuará em organizações em que a informação é produzida, armazenada, recuperada e utilizada, como: indústrias, empresas públicas e privadas, instituições educacionais, editoras, agências de comunicação, etc. Seu espaço de atuação diz respeito a instituições de natureza documental e junto a pessoas e grupos que necessitam de informação para desenvolver suas atividades.

Dança (Licenciatura) – O curso de Licenciatura em Dança foi criado para instituir processos de ensino e de aprendizagem de ordem teórico-prática para a formação do educador em dança. O licenciado em Dança deverá estar habilitado para desenvolver competências críticas, metodológicas e criativas em seus alunos.

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS (CFCH)

Arqueologia (Bacharelado) - O curso formará profissionais para a garantia da pesquisa e aptos a contribuir com a integridade do patrimônio cultural, histórico e pré-histórico do país e da região. Esse profissional deverá também participar da preservação e restauração de bens culturais.

Ciência Política / ênfase em Relações Internacionais (Bacharelado) – O bacharel em Ciência Política deverá estar apto a atuar nos diversos níveis da estrutura estatal, em organizações não governamentais, em empresas de consultoria, em organizações internacionais, em institutos de pesquisa e em empresas privadas. Esse profissional deverá abranger em sua formação o domínio instrumental teórico e metodológico da área de ciência política em sentido amplo.

Museologia (Bacharelado) - O bacharel em Museologia atuará na área dos museus e da preservação do Patrimônio Cultural e Natural. Entre as atividades profissionais do museólogo estão a organização de coleções e exposições, preservação e conservação de bens culturais, administração e planejamento de museus e centros culturais.

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (CCSA)
Ciências Atuariais (Bacharelado) – O profissional desenvolverá ações estratégicas para a gestão de riscos de curto e longo prazo no contexto de avaliação e mensuração no que se refere às Indústrias da Previdência e Seguros, bem como no mercado financeiro (finanças corporativas e atuariais). Ele atuará principalmente na gerência de Instituições de Previdência e Seguros, além de outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.

CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS (CTG)

Engenharia de Alimentos (Bacharelado) – A Engenharia de Alimentos é uma área de conhecimentos específicos, que engloba todos os elementos relacionados com a industrialização de alimentos, desenvolvimento de novos produtos e inovação tecnológica. O profissional poderá atuar em indústrias de insumos para processos e produtos alimentícios (matérias-primas, equipamentos, embalagens, aditivos), empresas de serviços e instituições públicas. Esse profissional poderá exercer suas atividades nas áreas de produção/processos, garantia de qualidade, pesquisa, projetos, comercial/marketing e fiscalização de alimentos e bebidas.

Engenharia de Energia (Bacharelado) – O Engenheiro de Energia deverá ser capaz de compreender os diferentes sistemas de geração de energia, avaliar os seus aspectos econômicos e ambientais, tanto locais como globais. Poderá ainda projetar e opinar sobre sistemas de energia e decidir a respeito da melhor forma de exploração de recursos naturais para este fim.

Oceanografia (Bacharelado) - O curso de Oceanografia formará profissionais com capacidade para atuar em todos os ecossistemas marinhos. As habilidades adquiridas permitirão desempenhar papel decisivo no uso sustentável desses ambientes. O oceanógrafo terá sua formação direcionada ao conhecimento dos oceanos e ambientes costeiros, podendo desenvolver atividades de investigação, conservação e exploração de recursos marinhos e costeiros, renováveis e não renováveis.

Nenhum comentário: