segunda-feira, 9 de junho de 2008

Governo oferece cursos para professores

A Secretaria Estadual de Educação abre a partir desta sexta inscrições para cursos de pós-graduação Lato Sensu na categoria especialização oferecidos gratuitamente para professores da rede estadual de ensino. As candidaturas serão aceitas até o dia 13. Já entre os dias 9 a 16 ocorrem as inscrições para os cursos de atualização, também gratuitos. Para as duas modalidades, a Secretaria disponibiliza cerca de três mil vagas distribuídas em 33 áreas. O investimento para a viabilização dos cursos chega a R$ 6 milhões.

A seleção dos candidatos será realizada pelas instituições de ensino contratadas pela SE para realizar os cursos. O resultado deve ser divulgado até o dia 30 de junho no site da Secretaria de Educação e nas universidades onde o candidato efetuou a inscrição. As aulas começam entre os meses de julho e agosto. O requerimento de inscrição está disponível no www.educacao.pe.gov.br e nas universidades envolvidas. Os comunicados contendo todas as informações sobre locais de inscrição e o processo de seleção foram publicados no Diário Oficial da sexta-feira (06).

Para se inscrever, os profissionais devem preencher o respectivo formulário e entregá-lo na universidade pretendida, acompanhado de uma foto 3x4 recente e cópia autenticada dos seguintes documentos: diploma e histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; declaração do órgão de lotação, função e tempo de serviço; Identidade; CPF; Título de Eleitor com comprovante de votação da última eleição (primeiro e segundo turnos); e certificado de Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino.

Podem concorrer os professores efetivos com graduação em qualquer área do conhecimento, desde que já tenham cumprido o estágio probatório de três anos e não estejam a menos de cinco anos de se aposentarem. Outra exigência é de que os candidatos estejam desempenhando suas atividades nas áreas de docência, gestão escolar ou equipe técnico-pedagógica da rede. Para a modalidade a especialização, é necessário que o docente tenha formação em licenciatura plena em pedagogia ou nas demais licenciaturas, que não tenham realizado curso de pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado na área de educação.

São oferecidas 24 cursos de especialização, cada um com 15 meses de duração, e nove de atualização, com quatro meses de aula. Os cursos serão ministrados pelas universidades de Pernambuco (UPE), Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE),Católica (Unicap) e de Ciências Humanas de Olinda (Facho).

Os cursos abrangem as áreas de ciências, matemática, artes, informática, história, geografia, física, química, segurança alimentar, educação ambiental, informática, coordenação pedagógica e direito na educação, arte em educação, ciências biológicas, educação matemática, educação no campo, jovens e adultos, biologia, português, inglês e espanhol.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: