quarta-feira, 11 de junho de 2008

Um dia para entrar na história

Nesta noite, o Sport tem a chance de conquistar o título inédito da Copa do Brasil

Folha de Pernambuco
Filipe Assis

Não é apenas um jogo. O desta noite, na Ilha do Retiro, está sendo encarado como o mais importante para o Sport em todos os 103 anos de história do clube. Após os 90 minutos, o País pode ser obrigado a se curvar perante o Leão, mesmo que a contragosto. Dentro de campo, a disputa é pelo título da Copa do Brasil, contra um Corinthians entusiasmado por ter vencido o primeiro confronto, em São Paulo, por 3x1. Nas entrelinhas, entretanto, a partir das 21h50, também estará em jogo o orgulho de um povo cansado de gritar contra o preconceito ao futebol pernambucano.


A importância dessa partida é traduzida pela própria torcida. Está estampada no semblante de confiança e também de tensão de cada rubro-negro. Uma nação que esgotou em poucas horas os 32 mil ingressos disponíveis. Vale tudo para ver o jogo de sua vida. Mas não é só isso. A quantidade de jornalistas de outros estados que deverão estar na Ilha do Retiro - cerca de 400 - nunca foi tão grande em qualquer outro jogo já visto em Pernambuco.


E quando se coloca este possível título em um lugar mais alto do que o de 1987, não se trata de nenhum demérito ao campeão brasileiro de 21 anos atrás, reconhecido como tal pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Porém, há duas décadas, o Sport sofre com questionamentos a respeito do mérito da conquista, motivados, principalmente, pelo fato de o Rubro-Negro, no Módulo Amarelo, não ter jogado contra as principais equipes do País - inclusive, Flamengo e Internacional, campeão e vice do Módulo Verde, que se recusaram a enfrentar o Leão.


Desta vez, é diferente. Caso o Sport venha a sagrar-se campeão da Copa do Brasil, será uma conquista incontestável. Afinal, para chegar à decisão, a equipe precisou passar por dois times que eram apontados como favoritos ao título - Palmeiras e Internacional -, e fez isso com duas goleadas na Ilha do Retiro. Também eliminou o Vasco, além do Brasiliense e do Imperatriz.


Por outro lado, não será fácil para o Rubro-Negro. Reverter uma vantagem de dois gols de diferença em uma final da Copa do Brasil é algo que nenhum clube conseguiu, em todas as edições da competição. Além disso, apenas duas vezes uma equipe que perdeu a primeira partida da final (ambas por apenas um gol de diferença) conseguiu levantar a taça no segundo duelo. Internacional e Palmeiras fizeram isso, contra Fluminense e Cruzeiro, respectivamente.



PLACAR
Para ficar com o título, o Sport precisa vencer por 2x0 ou três gols diferença. Se a vitória a favor dos rubro-negros for por 3x1, a decisão irá para a cobrança de pênaltis. Qualquer outro resultado dará a taça ao Corinthians.


Sport
Magrão; Luisinho Netto, Igor, Durval e Dutra; Daniel Paulista, Sandro Goiano, Luciano Henrique e Carlinhos Bala; Enílton e Leandro Machado
Técnico: Nelsinho Batista

Corinthians
Felipe; Carlos Alberto, Chicão, William e André Santos; Fabinho, Eduardo Ramos, Diogo Rincón e Lulinha (Alessandro); Dentinho e Herrera
Técnico: Mano Menezes

Local: Ilha do Retiro
Horário: 21h50
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA/Fifa) e Milton Otaviano dos Santos (RN/Fifa)
Ingressos: esgotados

Nenhum comentário: