domingo, 15 de junho de 2008

Novo campo de petróleo é descoberto no Brasil

A espanhola Repsol YPF anunciou nesta sexta-feira (13) a descoberta de um novo campo de petróleo em águas profundas no Brasil, o segundo depois de uma descoberta na mesma região no fim de 2007.

A nova jazida, na bacia de Santos, fica na área de Guará, no Bloco BM-S-9, contíguo ao campo Carioca, descoberto no fim de 2007, que contém um alto potencial de recursos de petróleo de alta qualidade, segundo as primeiras avaliações, afirma um comunicado da Repsol YPF.

"Esta descoberta confirma o alto potencial da região, considerada uma das principais áreas de crescimento da companhia no mundo", acrescenta a empresa espanhola, que explica que ainda é preciso determinar "a magnitude das jazidas Carioca e Guará".

"A descoberta de Guará é a segunda no bloco BM-S-9, depois da descoberta da jazida Carioca, um dos 10 projetos chave do Plano Estratégico da Repsol", completa a nota.

A descoberta aconteceu a 5.000 metros de profundidade em uma zona situada 310 quilômetros ao sudeste do estado de São Paulo. A Repsol tem 25% da concessão, contra 30% da BG e 45% da Petrobras.

Da AFP Paris

Nenhum comentário: