segunda-feira, 9 de junho de 2008

Um quarto dos congressistas está sob a mira do STF

Com um aumento de 36,1%, em apenas nove meses no número de deputados e senadores sob investigação, o Brasil chega a ter um quarto de seus congressistas na mira da Justiça. Ao todo, 123 deputados e 20 senadores são alvo de algum tipo de investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) e, segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), há indícios para transformar 48 deles (42 deputados e seis senadores) em réus.

A lista também mostra que dos 114 parlamentares que pretendem disputar vagas nas eleições de outubro, 29 têm pendências judiciais na principal corte do país, sendo que 12 são ex-prefeitos e um ex-vice-prefeito que tentam voltar às prefeituras ainda com julgamento pendente no Supremo.

Neste caso se enquadra o deputado Manoel Salviano (PSDB) pré-candidato à prefeitura de Juazeiro do Norte (CE) que responde por crime de responsabilidade.

As informações são parte de um levantamento realizado pelo site Congresso em Foco, especializado na cobertura do Legislativo, que comparou dados consolidados em 4 de setembro de 2007 e em 30 de maio de 2008 sobre processos contra parlamentares.

Segundo o levantamento, o maior número de processos é por crimes contra a administração pública, como peculato e desvio de verbas, e por corrupção passiva ou ativa. (Jornal O Povo)

Nenhum comentário: