quinta-feira, 29 de maio de 2008

Sport vence e está na final da Copa do Brasil

O Sport está na final da Copa do Brasil! Após perder por 2x0 para o Vasco da Gama no tempo normal, o Leão da Ilha mostrou raça, personalidade, força de vontade e eliminou o time carioca nos pênaltis por 5x4, nesta quarta-feira, no estádio São Januário, no Rio de Janeiro. Os gols da equipe vascaína foram marcados por Leandro Amaral e Edmundo. Agora o time descansa para a grande final contra o Corinthians, que eliminou o Botafogo também nos pênaltis.

Logo nos primeiros minutos do jogo o Sport mostrou que não ia ficar apenas se defendendo e assistindo o Vasco atacar. O Leão começou partindo para cima e marcando ainda no campo adversário. O resultado foi que o time comandado pelo técnico Nelsinho Batista teve duas chances de gol desperdiçadas pelo atacante Leandro Machado de frente com o goleiro Tiago.

O Vasco da Gama começou do jeito que todo time que precisa vencer de 3x0 começaria. O técnico Antônio Lopes montou o time no 4-4-2 e pediu que a equipe explorasse as laterais, nas costas de Luisinho Netto e Dutra, sempre com muita velocidade. A equipe até tentou obedecer ao treinador, mas não conseguiu furar a marcação quase perfeita do rubro-negro da Ilha do Retiro. A única chance clara de gol perdida pelo clube Carioca foi com Edmundo, que recebeu da entrada da pequena área e demorou para chutar. Durval chegou e afastou o perigo.

No segundo tempo, o Sport voltou completamente recuado e preocupado apenas em marcar. Como precisava do placar, o técnico Antônio Lopes tirou o meia Alex Teixeira e colocou Jean para jogar como terceiro atacante. O resultado foi que o time dono da casa impôs um ritmo de jogo que chegou a se tornar insuportável para o Leão.

O Sport não conseguiu passar do meio de campo até os 23 minutos. Se o goleiro Magrão não tivesse em uma noite inspirada o time rubro-negro teria levado um gol aos 14 minutos, quando Leandro Amaral cabeceou e o camisa um fez um verdadeiro milagre.

Porém aos 20 minutos não deu para o goleiro leonino. Isso porque Leandro Amaral cabeceou sozinho de dentro da pequena área, sem chances nenhuma para Magrão. Vasco da Gama 1x0 Sport.

Depois de sofrer o gol, o Sport começou a tentar sair um pouco para o jogo. Enílton entrou no lugar de Leandro Machado e Everton na vaga de Sandro Goiano. O atacante começou a segurar mais a bola na frente e só não empatou porque caiu na hora de chutar. Outro ponto que facilitou um pouco o jogo rubro-negro foi a expulsão de Luizão aos 26 minutos da segunda etapa.

Quando o Leão começou a sair mais do seu campo terminou dando espaço para o contra-ataque do Vasco. Por pouco Leandro Bomfim não marca após um bom chute de fora da área.

Depois foi a vez do Sport, que começou a tocar mais a bola e envolver os nove jogadores do Vasco da Gama. Se não fosse a falta de qualidade nas finalizações de Enílton, o Leão teria feito pelo menos dois gols. Em uma das oportunidades ele chegou a acertar a trave.

Aos 43 minutos, Leandro Amaral cabeceou, Magrão saiu mal e por pouco o Vasco da Gama não marca o segundo. Luisinho Netto tirou antes da bola entrar. Aos 45, Leandro Bomfim chutou de longe, Magrão deu rebote e Edmundo marcou o segundo. O placar levou o jogo para os pênaltis.

Nas penalidades, o Sport mostrou que estava mais calmo. Tanto que logo na primeira cobrança o atacante Edmundo perdeu ao chutar para fora. Depois Leandro Amaral, Tiago, Leandro Bonfim e Wagner Diniz marcaram. Porém o Sport foi perfeito e marcou as cinco cobranças com Luisinho Netto, Fábio Gomes, Magrão, Dutra e Carlinhos Bala, que fechou a contagem.

Agora o Sport disputa a final da Copa do Brasil contra o Corinthians, nos próximos dias 4 e 11 de junho.

Vasco da Gama 1x0 Sport (Nos pênaltis: Vasco 4x5 Sport)

Local: São Januário
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Gols: Leandro Amaral (20 minutos do 2ºT) e Edmundo (45 minutos do 2ºT)
Gols nos pênaltis: Depois Leandro Amaral, Tiago, Leandro Bonfim e Wagner Diniz (Vasco), Luisinho Netto, Fábio Gomes, Magrão, Dutra e Carlinhos Bala (Sport). Edmundo perdeu para o Vasco.
Cartões amarelos: Jonílson, Luizão, Wagner Diniz, Edmundo (Vasco da Gama), Daniel Paulista, Magrão, Enilton, Dutra e Luciano Henrique (Sport)
Cartões vermelhos: Luizão (Vasco da Gama)

Vasco da Gama

Tiago, Wagner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Pablo; Jonílson, Leandro Bomfim, Alex Teixeira (Jean) e Morais (Madson e depois Rodrigo Antônio); Edmundo e Leandro Amaral. Técnico: Antônio Lopes.

Sport

Magrão, Igor, Durval e César; Luisinho Netto, Daniel Paulista, Sandro Goiano (Everton) e Luciano Henrique (Fábio Gomes); Carlinhos Bala e Leandro Machado (Enílton). Técnico: Nelsinho Batista.

Da Redação do PERNAMBUCO.COM

Nenhum comentário: