domingo, 25 de maio de 2008

Estudante recebe primeiro diploma de advogado espacial

Do Portal Terra

As profissões mais tradicionais vêm se adaptando aos novos tempos gradualmente. Já existem médicos que operam com a ajuda de robôs, psicólogos que poderão estudar ciberpsicologia e, agora, o primeiro estudante graduado em advocacia espacial.
Segundo o site Gizmodo, Michael Dodge ainda não teve a oportunidade de estar em um tribunal, negociando assuntos legislativos do espaço. Entretanto, recebeu a distinção de advogado espacial pelo Centro Nacional para Sensoriamento Remoto e Leis Aeroespaciais. A distinção é agregada à sua sua graduação em Direito pela Universidade do Mississipi, nos Estados Unidos.

"Os professores e todo o pessoal daqui são da melhor qualidade, os melhores que podem ser encontrados no mundo, e eu aprendi com eles as habilidades necessárias de que precisarei para praticar efetivamente o Direito Espacial", disse Dodge, em pronunciamento publicado no site Space.com.

Samuel Davis, reitor da Universidade do Mississipi afirma que "a Universidade está orgulhosa de oferecer o certificado de Direito Espacial pela primeira vez, uma vez que temos o único curso desse tipo nos Estados Unidos, e um dos dois únicos na América do Norte".

Na profissão de advogado espacial, Dodge deverá lidar com casos relacionados a queda de satélites, disputas entre astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e até com a privatização do setor espacial.

Para ter a formação em Direito Espacial, o graduando precisa ter cursos de Direito em Aviação e Espaço, Direito Internacional em Aviação e Espaço, Sensoriamento Remoto, participações em alguma das publicações do Jornal de Direito Espacial e pesquisa independente.

Magnet

Nenhum comentário: