domingo, 25 de maio de 2008

Pastor evangélico oferece 6,8 mil votos por R$ 132 mil

Blog do Magno Martins
Jairo Lima – Folha de Pernambuco

O vereador Marcos Menezes (DEM) recebeu em seu gabinete a visita do pastor da Igreja Batista do bairro de Areias, Luiz Manta, que teria garantido 6.800 votos para sua reeleição. Em troca, Manta cobrou do vereador a quantia de R$ 132 mil para executar seu plano de ação até o dia 5 de outubro, data da eleição. O pastor confirmou que teria oferecido o serviço a outros vereadores, mas não revelou os nomes.


Menezes revelou à reportagem da Folha de Pernambuco o conteúdo de uma planilha, que descrevia com riqueza de detalhes uma linha cronológica de ação de como Manta conseguiria angariar o contingente de votos. A planilha traz o passo a passo dos gastos, ao mesmo tempo em que levanta a margem de erro, a média de votos por famílias e mais uma infinidade de variáveis dentro de sua “estratégia”.


O pastor afirma que sua proposta é uma estratégia de marketing político, que não pode ser apresentada, nem colocada em prática sem o ônus do serviço. “Procurei o vereador Marcos Menezes para vender um pacote de marketing de rede muito usado nos Estados Unidos. Não tenho pretensões eleitoreiras, sou apenas pastor”, relatou.


Segundo Manta, sua proposta é inovadora e pode ser uma novidade no processo eleitoral brasileiro, inclusive. “Só é ter dinheiro que funciona, varia de acordo com o bolso do candidato. Quanto mais dinheiro o vereador tiver, mas fácil será dentro das minhas estratégias. Não estamos comprando voto”, contou.

Nenhum comentário: