sexta-feira, 30 de maio de 2008

Células-tronco:Toda a humanidade perderia sem as pesquisas, diz Mendes

Do Blog do Noblat

Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou voto favorável às pesquisas com células-tronco embrionárias. Ele sugere, porém, uma ressalva: que todas as pesquisas sejam previamente aprovadas pelo comitê de ética controlado pelo Ministério da Saúde.

- É toda a humanidade que sai perdendo quando existe a tentativa de barrar avanços nas pesquisas científicas e tecnológicas-, disse Mendes.

Os ministros agora passam para a fase de debates.

Atualização das 19h08 - 8 x 3 ou 6 x 5? Cada um interpreta de uma forma o resultado do julgamento que decidiu sobre o uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco. O assunto causou o maior bate-boca há pouco entre os ministros Celso de Mello e César Peluso.

Celso de Mello entende que o placar ficou 6 x 5. Seis votaram irrestritamente favoráveis às pesquisas. Dois votaram contra. E ainda três votaram a favor, mas com ressalvas. Mello conta os cinco últimos num balaio só. Para ele, se fez ressalva, foi contra.

César Peluso não quer ficar no campo minoritário. Bate o pé que o placar é 8 x 3. Segundo ele, seu voto e do presidente do STF, Gilmar Mendes, são a favor da Lei de Biossegurança e suas ressalvas nada impedem as pesquisas.

Já Gilmar Mendes, presidente do STF, entende que nenhum ministro foi totalmente contra as pesquisas. E que o placar deveria contar como 6 x 5 - seis totalmente favoráveis e cinco favoráveis com restrições.

Na prática, a diferença é que as restrições impostas pelos ministros Eros Grau, Menezes Direito e Ricardo Levandowski impedem as pesquisas. E as sugeridas por Peluso e Gilmar Mendes, não.

- O importante é que a maioria julgou totalmente improcedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade e a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias -, resumiu Gilmar.

Leia mais abaixo.

Nenhum comentário: