domingo, 23 de março de 2008

A violência dita as regras

Publicado em 23.03.2008 - Jornal do Commercio

Ciara Carvalho
ciara@jc.com.br

A falência do ensino público já não se resume à desvalorização do professor e aos parcos recursos destinados à educação. Em meio ao histórico abandono, a delinqüência encontrou nas escolas públicas um ambiente propício à proliferação. A ausência do Estado cede cada vez mais espaço à insegurança. A violência dita as regras e usurpa a soberana autoridade do professor dentro da sala de aula.
A aprovação do aluno nem sempre resulta do aprendizado. O medo imposto pelas ameaças de morte também evita reprovações. A distorção do sistema educacional – que, diga-se de passagem, não é recente – reduz a honrosa presença do docente a mera figura decorativa. Há uma completa subversão. A escola concebida como meio de combater a violência, tornou-se reduto de criminosos.
Há que se exigir uma presença mais efetiva do Estado nas unidades. Atualmente, menos da metade das escolas do Grande Recife conta com patrulhamento da Polícia Militar para assegurar a integridade de alunos e funcionários. Reformas estruturais são necessárias, mas restaurar a capacidade de formar cidadãos é imprescindível.

Nenhum comentário: