domingo, 23 de março de 2008

China acusa Dalai Lama de tumultuar Olimpíadas em prol do Tibete

Olimpíadas 2008/Bastidores - (23/03/2008 18:44:26)
da Gazeta Esportiva

Chengdu (China) - O Governo Chinês acusou o Dalai Lama de incentivar o boicote dos países aos Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecerão em agosto deste ano. Segundo os chineses, o representante do Tibete estaria tentando desvirtuar a questão da independência da província rebelde, envolvida em diversos protestos no mês de março.
Por meio do jornal People’s Daily, considerado o principal porta-voz do Partido Comunista Chinês, o Governo afirmou que os rebeldes estão sob controle. Como resposta, ainda acusou o Dalai de tentar incitar a violência no país e de arranhar propositalmente a imagem das próximas Olimpíadas.
“O Dalai está criando um esquema de seqüestro para forçar os governantes chineses a fazer concessões para a independência do Tibete”, comparou o periódico, que teve suas acusações prontamente respondidas pelo líder espiritual, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989.
“Sempre defendi a realização das Olimpíadas em Pequim. Mais de um milhão de seres humanos, de chineses, estariam orgulhosos”, afirmou o Dalai, que garantiu não terem base as acusações feita pelos líderes do país.
Quem também foi alvo de acusações por parte do Partido Comunista foi Nancy Pelosi, representante democrata norte-americana. Pelosi esteve na Índia nesta sexta-feira e foi a primeira representante internacional a se encontrar com o Dalai Lama desde o início dos protestos em 10 de março.
A norte-americana protestou contra a situação, pedindo para que as pessoas se manifestem contra a opressão da China contra os tibetanos. “(Caso contrário), perderíamos toda a autoridade moral para falar sobre direitos humanos em qualquer lugar do mundo”, alegou Pelosi, defensora de questões polêmicas nos EUA, como o aborto.
No entanto, a agência de notícias Xinhua, igualmente vinculada ao Governo chinês, garante que a democrata ignora a verdade sobre o Tibete ou sobre a violência causada pelos protestos dos tibetanos. “Defensores dos direitos humanos como Pelosi costumam ser destemperados e pouco generosos quando vêem à China, recusando-se a checarem os fatos e a descobrirem a verdade sobre o caso”, afirmou a agência, disparando acusações. “Suas visões são como a de outros tantos políticos e meios de comunicação do Ocidente. Sob seus padrões dúbios, esconde-se a intenção de servir aos interesses de grupos que os apóiam.”
Por meio de seu porta-voz, Pelosi disse condenar os governantes chineses pela crise com o Tibete e convocou os dois lados a iniciarem “um substantivo diálogo, permitindo a jornalistas e a monitores internacionais independentes a descobrirem a verdade sobre o Tibete”.

Nenhum comentário: