domingo, 23 de março de 2008

Toda criança tem direito a uma escola legal

por Raítza Vieira
Especial para o Diario de Pernambuco 17/03/2008

O Diarinho foi conversar com a garotada para saber o que elas pensam sobre este lugar, que chega a ser apontado por elas como a “segunda casa”
Antes da aula começar, é aquela farra! As crianças brincam e conversam com os coleguinhas, contando coisas que viram ou fizeram no dia anterior. Até que a campainha toca, e é a hora da aula começar. Quando a professora chega na sala, a turma se acalma. A aula começa e todo mundo fica prestando atenção para aprender algum assunto.
Esta cena é comum para você? Sim, porque ela, provavelmente, acontece todos os dias na sua escola. Aquele local especial onde aprendemos coisas que estão nos livros e também coisas do nosso dia-a-dia. Conhecemos muitas pessoas, fazemos amizades, aprendemos a nos relacionar. Pois este lugar tão especial na vida de cada um de nós tem um dia especial no calendário brasileiro. Dia 19 de março é comemorado o Dia da Escola ou como, algumas pessoas a chamam , da “segunda casa”, afinal a gente passa grande parte da nossa vida nela. Entramos lá bem pequenos e só saimos muitos anos depois. E muitas vezes retornamos.
E não importa o tamanho da sua escola. O fato é que lá você aprende a ler, escrever e a fazer contas. Com o passar dos anos, aprendemos mais e mais# Aprendemos coisas sobre a natureza, sobre o nosso corpo, nossa cidade. Por isso que toda criança tem o direito de freqüentar uma boa escola.
O Diarinho visitou duas escolas da cidade, uma pública e outra particular. Nossa equipe foi conversar com alguns alunos e alunas para saber o que a escola representa para eles e elas.
O estudante Pablo Lins, 9 anos, declara logo que a sua escola tem um cantinho especial no seu coração. “Ela faz parte da minha vida”, resume bem o garoto. Na verdade, ela faz parte da vida de quase todas as pessoas. Sim, infelizmente, porque o ideal e previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente é que todas - TODAS - as crianças freqüentem a escola.
Larissa Santos, 9 anos, é outro exemplo. Ela considera a escola como parte da sua história. Desde o maternalzinho, estuda no mesmo colégio. Os amiguinhos que ela fez ao longo desse tempo vão ficar para a vida toda. Pelo menos éo que ela deseja hoje. Aprendeu a ler e a escrever também. Além do que, ela já sente a sua escola como sendo a sua segunda casa, sabendo onde ficam todas as salas e cantinhos.
Outra coisa que a turminha comentou é o gosto que eles têm em assistir às aulas e participar das atividades da escola. “Gosto da escola porque elas nos ensina a ser alguém melhor. Quando ficarmos adultos, vamos ficar sabendo de tudo”, aposta Daniel Araújo, 8 anos.
Disciplina - E tem gente que gosta tanto da escola que não perde aula por nada, e faz de tudo para não chegar atrasado. Ismar Silva, 9 anos, é uma dessas pessoas. “Estudo de manhã. Quando tenho que ir ao médico, sempre peço para minha mãe marcar a consulta à tarde”, explica.
Todas as crianças que o Diarinho conversou revelaram que amam a escola que estudam. Uma prova disso é quando chega o período de férias, que bate aquela saudade. “Eu gosto muito de vir para a escola. Nas férias, fico com vontade de vir mais. Sinto saudade dos amigos, do quadro, do livro, da diversão”, diz Amanda Cavalcanti.
Sabia que até tem criança que pede para o pai ou para a mãe ir buscá-la mais tarde na escola só para ficar mais um tempinho por lá, brincando com os colegas? Ah! Assim como na casa da gente onde temos um lugar preferido, na escola também temos. Uns preferem a sala de aula, porque é onde é ensinado o contéudo e se faz exercícios. Outros preferem a quadra porque é onde dá para correr e jogar bola. Raysabele Alves, 9 anos, revela que o que mais gosta é a sala de computação. Mesmo sem ter um computador em casa, ela diz que aprendeu, graças à escola, a entrar na internet e fazer pesquisas.
E que tal aproveitar este Dia da Escola e se reunir com os professores e funcionários e preparar algo para comemorar? Uma dica é preparar um mural bem bancana e decorar a sala de aula, prestando uma homenagem ao espaço.

Nenhum comentário: