domingo, 23 de março de 2008

Jornada do professor da rede estadual vai para a internet

por Mirella Marques
da equipe do Diario de Pernambuco em 13/03/2008

Quantas vezes o aluno da rede estadual de ensino é penalizado com as constantes faltas de alguns professores? E quantas vezes também o próprio estudante utiliza a desculpa acima em casa quando, na verdade, está gazeando aula? Para facilitar a fiscalização da comunidade escolar, a Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) vai disponibilizar pela internet, até o final do mês, toda a jornada de trabalho dos 24 mil professores da rede. Qualquer um terá acesso às disciplinas e aos horários de aula dos docentes em suas respectivas escolas. A consulta poderá ser feita através do site da SEE (www.educacao.pe.gov.br). O valor gasto com o novo sistema ainda não foi divulgado.
A vigilância proposta pela SEE terá mão dupla. Se, por um lado, os pais acompanharão as aulas dos filhos, por outro os estudantes também têm a chance de denunciar professores que faltam. As ausências podem ser comunicadas à ouvidoria on-line da SEE, que já está em funcionamento no site do órgão. “Os alunos terão mais voz. E os pais também ficarão mais atentos”, opinou a estudante do ensino médio da Escola Governador Barbosa Lima, Valéria de Andrade. Seu professor de português, Jacinto dos Santos, achou o novo sistema positivo. “Vamos saber quem está em sala”, afirmou.
Segundo o secretário Danilo Cabral, a medida dará maior transparência e controle das atividades desenvolvidas nas 1.105 escolas estaduais. “Poderemos saber quem realmente está em sala de aula ou se há e onde está o déficit de profissionais em determinada unidade”, explicou. O sistema não é novidade no país. Muitas escolas particulares utilizam a grade virtual há mais de dez anos. Algumas secretarias estaduais, como a do Rio de Janeiro, adotaram o novo formato desde 2001.
Secretário Danilo Cabral diz que a medida dará maior transparência e controle das atividades desenvolvidas nas unidades pernambucanas
Controle - O sistema foi elogiado por diretores e criticado por alguns professores pernambucanos. O gestor da Escola Estadual Oliveira Lima, Hercílio Florêncio, concorda que ficará mais fácil para a SEE controlar as faltas dos professores. Jacileide Soares, diretora da Escola Estadual Aderbal Jurema, no Curado IV, prevê que o novo sistema vai ajudar na hora de pressionar o governo. “Todo mundo vai saber onde faltam professores. Aqui mesmo, precisamos de dois profissionais para as disciplinas de matemática e português. Quem sabe agora eles chegam?”, disparou.
O professor de matemática Renan Leal, da Escola Barbosa Lima, disse que a divulgação pela internet é democrática e pode até ser válida para a melhoria da educação. “Mas os índices educacionais do estado só serão melhorados se o governo resolver investir no professor”, ponderou. Já Rosele Santos, que ensina português na mesma unidade, lembrou que alguns colegas poderão se expor mais.
Sindicalistas - O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) classificou a medida como inócua. “A categoria não tem nada a temer. Mas, se é para aumentar a transparência dos serviço, acho que ela deveria ser geral. Gostaria de saber quanto o secretário pagou à Fundação Roberto Marinho pelas telessalas do programa Travessia”, disse o presidente do Sintepe, HelenoAraújo. Os professores sindicalizados, no entanto, também reclamaram que se sentem vulneráveis com a novidade. “Podem acontecer perseguições. Todo mundo vai saber onde eles estão”, declarou.

Nenhum comentário: