quinta-feira, 27 de março de 2008

salários

do Blog Acerto de Contas
de O Globo Online 26/03/2008

Haddad:”Professor só tem aumento em ano eleitoral”

Os professores brasileiros ganham muito mal e só têm aumento de salário em ano eleitoral. Em matéria publicada nesta quarta-feira no jornal O Globo, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que considerou “inadmissível” que metade dos professores do país ganhe menos que o piso nacional de “apenas R$ 950″, ainda não aprovado no Congresso.

- O professor brasileiro ganha mal mesmo. O salário só aumenta em ano eleitoral. Depois é só arrocho - disse o ministro.

Professores de universidades federais estão entre as dez categorias de servidores que já fecharam acordo salarial com o governo - para pagamento este ano e até 2010, também ano eleitoral. Os reajustes para a categoria variam de 20,5% a 61,8% e deverão ser diluídos em três parcelas, sendo que a primeira será paga agora em março, ano de eleições municipais. As outras parcelas serão pagas em julho de 2009 e julho de 2010.

Como forma de melhorar a remuneração do professor, além de propor o piso nacional, segundo o ministro, o governo está criando um sistema nacional de formação de professores.

- Se você fizer um censo e perguntar quantos são formados nas universidades públicas, vai encontrar menos de 15%. Temos de aumentar o percentual de professores formados em boas escolas - defendeu.

Nenhum comentário: