sexta-feira, 28 de março de 2008

Companhia aérea vai priorizar preço baixo

Publicado em 28.03.2008 - Jornal do Commercio

A nova empresa começa a operar no Brasil em janeiro de 2009 e pertence ao fundador da americana JetBlue, conhecida pelas baixas tarifasSÃO PAULO - Tarifas mais baixas e serviço diferenciado são as apostas do empresário David Neeleman (fundador e ex-presidente da empresa norte-americana de baixas-tarifas JetBlue Airways) para a nova companhia aérea que começa a operar no Brasil a partir de janeiro de 2009. O executivo destaca que operar em cidades que não são atendidas pelo mercado aéreo é outro fator importante.
O executivo preferiu, no entanto, manter em segredo qual o nível de preços que a nova empresa pretende oferecer, assim como as cidades em que pretende atuar. “Precisamos baixar mais as tarifas de modo que possamos trazer para esse mercado o passageiro que viaja hoje de ônibus e até mesmo os que não viajam”, disse.
Neeleman destacou que hoje cerca de 150 milhões de pessoas viajam pelo modal rodoviário no País e que apenas 50 milhões andam de avião. “O Brasil tem potencial para elevar em três a quatro vezes a demanda por serviços aéreos para cidades que atualmente não são atendidas”, afirmou. Na questão dos serviços, os aviões vão contar com transmissão de TV ao vivo, para os passageiros assistirem a jogos de futebol e novelas, por exemplo, em monitores individuais. O executivo explicou que a companhia pretende oferecer mais espaço entre as poltronas. “Tiramos o assento do meio, que todos consideram ruim”, disse.
A nova companhia aérea brasileira anunciou a compra de 36 jatos Embraer 195 por US$ 1,4 bilhão. O negócio inclui ainda opções para outras 20 aeronaves e direitos de compra para mais 20. O contrato pode atingir US$ 3 bilhões caso todas as opções e direitos de compra sejam confirmados. “Estamos realmente felizes com a perspectiva de ter, em breve, o Embraer 195, um avião fabricado no Brasil, voando no Brasil com uma empresa aérea do Brasil”, afirmou Frederico Fleury Curado, diretor-presidente da Embraer.
A nova empresa registrou pedido para a obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) neste mês e lançou um site para que os internautas escolham o nome da companhia. O primeiro jato será entregue pela Embraer ainda em 2008.
Com 30% menos assentos que os jatos utilizados pelos concorrentes, a aeronave da Embraer apresenta custos por assento competitivos e, sobretudo, custos por viagem substancialmente menores. “Pelo fato de conseguirmos obter resultados positivos com menos passageiros, nós poderemos estabelecer serviços lucrativos, sem escalas, entre várias cidades, bem como um número maior de freqüências entre elas.
O Embraer 195 será configurado em classe única, acomodando 118 passageiros em uma cabine de 2 metros de altura e com dois assentos em couro de cada lado do corredor. O avião tem autonomia para voar 4.077 km (2.200 milhas náuticas), sem escalas.

Do nosso conhecimento:

Passagens grátis são alguns dos atrativos do empresário David Neeleman, fundador da companhia aérea americana JetBlue, para estimular a participação do público na escolha do nome da sua nova companhia aérea no Brasil. A partir desta quinta-feira (27) até o dia 14 de abril, quem visitar o site http://www.voceescolhe.com.br/ poderá sugerir uma denominação para a empresa. Os 10 nomes mais criativos serão colocados em votação entre o dia 15 de abril até o dia 5 de maio quando o vencedor será anunciado. O internauta que enviar a sugestão vencedora ganhará um passe vitalício da nova empresa aérea, ou seja, poderá voar de graça pelo resto da vida, sempre com direito a levar um acompanhante. Outros mil participantes que votarem no nome vencedor também ganharão bilhetes gratuitos.

Nenhum comentário: