segunda-feira, 31 de março de 2008

Celular & Wireless

Nomofóbicos não conseguem ficar sem o celular

Portal Terra 31/03/2008

A síndrome que acomete aquelas pessoas que não conseguem ficar sem o celular ganhou um nome. Segundo pesquisadores britânicos, trata-se da nomofobia - "nomo" é abreviação de "no mobile" (sem celular) em inglês. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto YouGov para o Departamento de Telefonia dos Correios britânicos, 53% dos usuários de celular do Reino Unido sofrem de nomofobia.

» Estudo britânico alerta para o vício de checar mensagens» Celular é mais necessário que TV e web para americanos

"A perda de contato com o celular parece ser a contribuição do século XXI para as nossa vidas já frenéticas", disse Stewart Fox-Mills, chefe do departamento, segundo a agência Ansa. "Ficar sem telefone e ser tomado pelo pânico parece ser um sintoma da nossa cultura, na qual devemos estar acessíveis 24 horas por dia, sete dias por semana", acrescentou.

De acordo com a pesquisa, a síndrome atinge mais os homens (58%) do que as mulheres (48%). Das 2.163 pessoas entrevistadas, 20% disseram não desligar o telefone nunca, e cerca de 10% disseram que o trabalho as obriga a estarem sempre acessíveis.

Entre os entrevistados, 55% relacionam a urgência de ter o celular sempre ligado à necessidade de estarem sempre em contato com amigos e família. E 9% das pessoas ouvidas disseram que desligar o celular as deixa em um estado de profunda ansiedade.

Alguns conselhos para evitar a nomofobia:

- Dê um número alternativo aos amigos e familiares para poderem ligar quando seu celular estiver desligado;- Faça uma lista de segurança com os números registrados no seu celular, para evitar ficar sem os contatos caso o telefone seja perdido ou roubado.

Nenhum comentário: