quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Água também tem prazo de validade

ISABELLA FABRÍCIO- Folha de Pernambuco
Desde o início do mês que os rótulos da água mineral estão de cara nova. O rigor na fiscalização sobre a qualidade da água está exigindo um selo fiscal obrigatório que certifica os garrafões quanto à regularidade fiscal e sanitária. Mas outro item que existe no rótulo, muito antes do selo, também merece uma observação importante por parte da população. Trata-se da validade da água. Como qualquer outro produto, o líquido também tem seu tempo estimado para o consumo. De acordo com a chefe da Unidade de Controle de Alimentos da Apevisa, Rosário Pires Espíndola, o tempo de validade é definido por cada produtor. “Cada caso é um caso. Há as que durem três meses e outras com o prazo de um ano”, explicou. Ela chama atenção que não apenas a água mas o vasilhame também teu prazo útil.
A estudante de Psicologia, Renata Carvalho Silva, 37, disse que nunca se preocupou em olhar o rótulo da água que consome mas depois da campanha do selo passou a ser mais seletiva. “Além do selo, tenho analisado a qualidade da tampa. Muitas vezes elas estão rasgadas ou sujas”, diz. Ela conta que tem ido comprar pessoalmente o produto para observar como o vendedor guarda os garrafões. “É impressionante como tem lugares que jogam os vasilhames em qualquer lugar”. Grávida de oito meses, a estudante diz que quando o seu bebê nascer o cuidado será redobrado.

Nenhum comentário: