segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Internet auxilia busca por imóvel


Sites ajudam a evitar perda de tempo e até mesmo personalizar pesquisa

RAFAELA AGUIAR - Folha de Pernambuco
A busca por um imóvel para compra ou aluguel e, até mesmo, a colocação de um empreendimento para venda, acaba se transformando em uma saga. O comprador precisa fazer uma longa triagem e visitar várias imobiliárias ou estandes de construtoras, além do próprio imóvel. Já aquele que quer colocar sua residência à venda pode esperar por longos meses até que seja comprada. Essa dificuldade pode ser minimizada com uma ferramenta que, a cada dia, torna-se mais rotineira: a internet. É com ela que o cliente consegue encontrar um leque de oportunidades sem sair de casa a partir dos sites criados por uma associação entre imobiliárias e construtoras.
Na tentativa de maximizar seu tempo e ter mais comodidade, a empresária Samara Cruz optou pelas buscas da sua nova casa pela internet. “Como os classificados mais completos só saem nos jornais de fim de semana, utilizava os sites. Devido ao trabalho, também não tinha tempo de passar pelas corretoras”, lembrou. Para ela, o sistema é um complemento dos classificados e uma boa ferramenta para iniciar conversas com os corretores antes de fechar o negócio. “Consigo mais detalhes, como valor do aluguel, do condomínio, do IPTU, além das fotos para avaliar visualmente a situação das dependências do apartamento”, justificou.
“O cliente pode ver o estágio da obra e personalizar sua busca. Evita a saída pela cidade inteira à procura de um imóvel”, disse a coordenadora de Conteúdo da Best Imóveis, Thaís Verona. Nesse site, podem ser encontrados os novos empreendimentos de todo o País, inclusive do Recife. Outro site que traz novos imóveis locais é o da Ademi Imóveis, com uma gama de mais de 200 empreendimentos. “Pesquisas mostram que a internet está em segundo lugar entre os meios de acesso às informações de imóveis, ficando apenas atrás dos jornais”, completou o presidente da Ademi, Marcello Gomes.
Na Rede Imóveis, 20 imobiliárias administram o conteúdo do site, com mais de 3 mil empreendimentos. Essa associação facilita, segundo o presidente da empresa, Elísio Cruz, aqueles que querem alugar ou vender seu imóvel. “No lugar de dar apenas para uma imobiliária, o cliente paga por um serviço feito por várias. O processo de compra e venda é dinamizado, pois é um único sistema”, contou. Para essas pessoas, basta enviar as informações do empreendimento que será vendido ou alugado, pelo site, para, em seguida, receber uma visita de um corretor para a avaliação.
Apesar de gostar do serviço, Samara faz recomendações aos administradores dos sites, pois ela, em sua busca, encontrou muitos imóveis repetidos e desatualizados. “É para aumentar nossa chance de encontrar uma coisa boa!”
Serviço

www.ademiimoveis.com.br
www.redeimoveis.com.br
www.bestimoveis.com.br

Nenhum comentário: