quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Crise gera 12 mil demissões no Vale do São Francisco

Governo estadual promete agir para absorver mão-de-obra ociosa

LUCIANA MOROSINI - Folha de Pernambuco
A crise financeira mundial e a consequente queda do consumo no exterior trouxeram dificuldades para os produtores do Vale do São Francisco exportarem os produtos da safra passada, que acabou sendo vendida com preço abaixo do mercado. O prejuízo resultou em 12 mil demissões, além das 40 mil que já são causadas por conta da entressafra. Para atenuar a situação alarmante, o governador do Estado, Eduardo Campos, assegurou que medidas serão tomadas, incluindo a realização de obras de infraestrutura em Petrolina, em caráter de urgência, para absorver a mão-de-obra ociosa.
A primeira delas será uma obra da Compesa, que terá início na primeira quinzena de fevereiro. Com investimento de R$ 15 milhões, 15 mil residências receberão ligações e serão colocados registros nas linhas de abastecimento. Além disso, outras obras de infraestrutura estão previstas, como a reforma do estádio municipal Paulo Coelho e outras obras de estrada.
“Esse é o período mais duro no São Francisco porque é de entressafra. Então tudo o que pudermos fazer de obra, vamos fazer logo no primeiro semestre porque reforça a empregabilidade”, disse Eduardo Campos, durante reunião com o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, ontem. Para capacitar os trabalhadores do Vale do São Francisco, o governador disse que pretende fechar parcerias com instituições como Sebrae e Senai.
Outras ações adotadas pelo Governo do Estado serão a rolagem da dívida dos produtores, estimada em R$ 500 milhões, com o Banco do Brasil e com o Banco do Nordeste, e a busca dos recursos para o custeio da próxima safra. “Já tratamos com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, para abrir capital de giro emergencial, falta apenas o decreto de homologação de emergência. O financiamento para a próxima safra vai garantir o emprego dos trabalhadores permanentes”, acrescentou Campos.
Por último, o governador irá se reunir com os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, na próxima terça-feira, em Brasília, para caracterizar uma ação de seguro-desemprego para os trabalhadores temporários do Vale do São Francisco, que hoje não está prevista na legislação brasileira.

Nenhum comentário: