quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Crise afeta vendas na construção civil

LUCIANA MOROSINI- Folha de Pernambuco
O setor da construção civil em Pernambuco, que estava em plena ascensão até setembro, sofreu forte impacto por conta da crise financeira mundial. O Índice de Velocidade de Vendas (IVV) caiu de 9,5%, em setembro, para 4,3% e 3,7%, em outubro e novembro, respectivamente. Apesar de ainda não ter voltado ao patamar de aceleração, o setor estadual já demonstrou recuperação em dezembro. De acordo com dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon) e da Federação das Indústrias do Estado (Fiepe), o IVV subiu para 4,9% no último mês do ano.
“Tradicionalmente, em dezembro, janeiro e fevereiro há uma redução no IVV, mas, com certeza, a crise financeira mundial fez com que o índice caísse ainda mais a partir de setembro. Os consumidores ficaram com medo de se comprometer com pagamentos a longo prazo, por conta das taxas de juros e do desemprego”, disse o presidente do Sinduscon, Gabriel Dubeux.
A comprovação que o setor estava numa crescente em 2008 é que, apesar da crise que afetou os três últimos meses, a média anual do IVV, de 7%, é a maior desde 2000, quando o índice foi de 7,8%. Além disso, outro indício de que o setor estava em alta é que as empresas estaduais estavam investindo na área. Em 2008, tiveram 6.098 lançamentos, o maior numero da série histórica desde 1996. Até então, o maior número, de 3.513, tinha sido em 2002. O crescimento no ano passado foi de 166,3% em relação a 2007.
Em dezembro, a venda de imóveis residenciais chegou a 275 unidades, o que representa um crescimento de 23,3% se comparado com novembro, mas o número apresentou redução de 22,5% em relação ao mesmo mês de 2007.

Nenhum comentário: