sábado, 3 de janeiro de 2009

Secretários começam a trabalhar

Discurso da unidade da equipe marcou a solenidade de ontem, na Prefeitura

MARILEIDE ALVES
Folha de Pernambuco

O prefeito do Recife, João da Costa (PT), deu posse, ontem, aos 17 secretários de sua equipe de governo, embora um deles, o gestor do Gabinete de Planejamento Participativo e Gestão, Milton Botler, só assumirá de fato quando sua pasta for criada oficialmente. A solenidade ocorreu no auditório do 15º andar do edifício-sede da Prefeitura. Mas o espaço não comportou a quantidade de parentes, funcionários e convidados do evento e muitos tiveram que ficar do lado de fora. A unidade deu o tom dos discursos. O primeiro a falar e em nome dos secretários, Amir Schvartz disse que a "união" da equipe do ex-prefeito João Paulo (PT) já se traduz na nova gestão.

"A relação criada por esse grupo que esteve com João Paulo e o que chega já é um sentimento de família. Na reunião do secretariado (no dia 19 de dezembro), parecia que nos conhecíamos há anos. É uma marca que você (João da Costa) vai colocar no seu governo", disse o gestor de Planejamento Participativo, Obras, Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

João da Costa reiterou que cobrará resultados, mas informou que isso será feito de "forma fraterna". Disse também que não é "centralizador" e que gosta de cobrar as coisas que são feitas. "Dizem por aí que eu sou centralizador, mas como uma pessoa que comandou o OP (Orçamento Participativo), um programa que escuta a população, pode ser centralizador? Eu tenho compromisso de fazer bem feito aquilo que me proponho a fazer. E acho que a gente tem uma responsabilidade com a cidade. Vamos cobrar as ações dos companheiros de forma fraterna", declarou.

Aproveitando o "gancho" do discurso de Amir, o prefeito disse que a unidade será fundamental para a construção de uma "gestão exitosa". "A gente percebe, nesse pronunciamento (de Amir), o grau de unidade que a gente já tem. A unidade da equipe, a transparência nas ações, o respeito ao cidadão e o diálogo permanente com a sociedade são fundamentais", disse.

O vice-prefeito Milton Coelho (PSB) destacou que a vitória de João da Costa foi "referência de vitória popular nas eleições de 2008". Coelho desejou boa sorte aos novos secretários e disse ter a certeza de que "todos obterão sucesso". "Todos, certamente, irão corresponder às expectativas que tanto eu como João da Costa temos com relação a eles, mas também as expectativas dos recifenses que esperam a realização desse projeto", ressaltou.

Nenhum comentário: