sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pacientes na fila de espera por córnea devem atualizar exames

A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) está fazendo um alerta aos 1.141 pacientes inscritos na fila de espera para transplante de córnea. Eles precisam manter os exames periódicos e os dados atualizados.

Para isso, o paciente deve procurar atendimento médico no serviço onde foi cadastrado. Todos os exames e consultas são financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Pernambuco nove clínicas estão credenciadas para fazer os testes necessários.

A gerente de tecidos da CT-PE, Zilda Cavalcanti, lembra que só assim a cirurgia só pode ser realizada. “Muitas vezes, o paciente descobre na consulta médica que precisa de uma nova córnea e é inscrito de imediato na lista de espera. Depois disso, ele não retorna ao serviço e encontramos dificuldade para localizá-lo no momento de realizar o transplante. Além disso, para o transplante ser realizado o paciente precisa estar apto. Ou seja, precisa ter passado por uma avaliação médica nos últimos seis meses. Sem isso, não sabemos se ainda existe a indicação da cirurgia ou não”, explica.

Após ser realizada a captação da córnea, pode-se esperar até 14 dias para a realização do transplante. Em 2008, a central bateu seu recorde de procedimentos desta modalidade. Foram 632 cirurgias. O maior registro havia sido em 2006, quando foram realizados 508 transplantes do tecido em Pernambuco.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: