sábado, 28 de fevereiro de 2009

Fifa não aprova cartão laranja, mas permite mais árbitros auxiliares

Nada de expulsões temporárias. O cartão laranja, tema mais polêmico em discussão na reunião do International FA Board (IFAB) neste sábado, não foi aprovado pelo comitê da Fifa. A proposta de estender a duração do intervalo para 20 minutos também não foi aceita, mas a Fifa aprovou mudanças no impedimento e o uso de mais árbitros auxiliares.

A presença de mais bandeirinhas nas partidas, testada durante as eliminatórias da Eurocopa Sub-19, em outubro e novembro de 2008, foi considerada positiva. Com isso a IFAB aprovou a continuação da experiência, agora em ligas profissionais, que poderão contar com um novo auxiliar próximo ao gol.

Outra mudança atingiu a regra 11, do impedimento. A partir de agora "um defensor que deixe o campo por qualquer motivo sem autorização do árbitro será considerado como se estivesse sobre a linha do seu gol até a próxima parada", dando assim condição de jogo a um atacante que poderia ficar impedido.

Para evitar os eternos conflitos entre técnicos e o quarto árbitro, a regra sobre a área técnica também foi modificada. Agora, os treinadores poderão permanecer em pé, mesmo após passarem suas orientações, contanto que se comportem de maneira "responsável".

A última mudança foi em relação a disputas por penaltis, quando um jogo termina empatado. Se uma das equipes tem um número menor de jogadores, a outra deverá reduzir a sua equipe até que a quantidade de atletas seja igual. A proposta de aumentar o número de substituições em caso de prorrogação será discutida por um comitê da Fifa.

A International Board fez sua 123ª reunião anual neste sábado, em Newscastle, na Irlanda do Norte. A IFAB foi fundada em 1886 e é considerada a "guardiã das regras do jogo". Formam o comitê quatro membros da Fifa, que representa 204 nações, mais um membro de cada uma das associações britânicas (Inglaterra, Escócia, Irlanda e Gales).

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: