terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Padre afastado tinha abordagem espírita

LAURA CORTIZO - Folha de Pernambuco

Indisposição com a Arquidiocese de Olinda e Recife levará a um ano de afastamento do padre Cosmo Francisco do Nascimento, que, até o último domingo, estava responsável pela paróquia de Nossa Senhora dos Remédios. A suspensão das atividades do pároco, que já havia sido chamado atenção e impedido de realizar confissões, foi justificada por um excesso de abordagem espírita nas celebrações e no atendimento aos fiéis. Por causa da folga dos padres, que a acontece nas segundas-feiras, não foi possível falar com os monsenhores responsáveis para prestar informações sobre o caso.
O chanceler padre Cícero de Paula Ferreira, entretanto, se pronunciou sobre o caso do padre Cosmo. “Há cerca de sete meses a arquidiocese chamou a atenção dele pois normas relacionadas à celebração não estavam sendo seguidas. As bênçãos e missas estavam com um caráter talvez muito espírita, no modo de lidar com anjos e mortos, por exemplo”, explicou padre Cícero. “O afastamento ocorreu certamente porque essas coisas persistiam após alerta do arcebispo”, concluiu. A irmã de padre Cosmo, Risonete Nascimento, explica que ele era muito carismático e, por isso, muito procurado pelos fiéis.
“Pessoas que chegavam para o meu irmão doentes ou endemoniadas ficavam curadas com suas bênçãos. Mesmo depois da advertência da arquidiocese, ele não conseguia negar ajuda e atendimento aos fiéis que o procuravam”, revelou Risonete. “O que incomoda são as bênçãos que curam”, resumiu. Risonete também contou que a arquidiocese não se negou a prestar uma ajuda mensal ao padre e também se comprometeu em apresentá-lo ao próximo arcebispo. Padre Cosmo, que não irá mais morar na paróquia, viaja para visitar parentes no Rio de Janeiro. Ele preferiu não se pronunciar sobre o caso.

PENHA
Outra igreja, a Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, está sem um celebrante por determinação da arquidiocese de Olinda e Recife. Frei Jânio Barbosa foi afastado por tempo indeterminado. De acordo com o secretário do convento, Ricardo Daniel, frei Jânio permanece morando no convento da Penha, mas há cerca de um mês parou de celebrar as missas, que estão sendo ministradas pelo Frei Marcelo.

15 comentários:

Ateliê de Cestas disse...

Pe. Cosmo foi o responsável pelo meu retorno a religião católica! É claro que continuarei a frequentar a igreja. Porém, não será mais da mesma forma envolvente e cativante como era com Pe. Cosmo. Estou indignada com a forma covarde e vil como se comportou esse arcebispo. Pela lei da Igreja devemos obediência a esse senhor que tão MAL representa a Igreja Católica. Que Deus me perdoe, mas não devo obediência a uma pessoa que comete atos como esse, não só com Pe. Cosmo, mas com inúmeros outros sacerdotes afastados e humilhados perante suas paróquias e comunidades sacerdotes que ele, com certeza, invejava o carisma e simpatia. Só peço uma coisa a Deus: que afaste esse câncer da Igreja o mais rápido possível!

Unknown disse...

nao vou nen comentar pois tudo que vivo a repetir várias vezes, Sue escreveu como se fosse as minhas palvras, só q me dirijo a FREI JANIO.que é sempre será o religioso mais amado e respeita por todos nós católicos q graças a DEUS,tivemos a sorte de acada terça feira passarmos as tres quatro horas com ele,participando das mais abençoadas horas de todas nossas vidas.de uma coisa náo esqueçamos D. Jose tem poder MAS DEUS TEM MUITO MAIS.

Anônimo disse...

Maluquices religiosas, apenas.

Benção q cura... endemoniados... aff

Anônimo disse...

Gostaria que vc mim ajudase aencontra a irma du padre cosmo se existe um imail que possa mim corresponder com ela,ficaria muito grato. Arlindo santos. meu imail lindo2209@hotmail.com

Anônimo disse...

Riso preciso te encontra,lindo

Anônimo disse...

Riso ou magra como vc preferir preciso te encontra.lindo.

ARAPIRAQUENSE disse...

Fico muito triste com a igreja mediante tais decisões com Padres que só fazem o bem para a comunidade religiosa, sofredores que buscam na igreja um conforto para o espirito.E vejo como o Frei Janio sendo perseguido por suas boas ações, carismatico, e que as pessoas encontram Paz, sem poder exercer suas atividades como Padre ou Frei.E uma pena, em quanto outros padres abusam crianças ou tem casos com mulheres, bebendo,fazendo tudo errado e não são punidos... FREI JANIO: FORÇA E CORAGEM !! DEIXE O CONVENTO E BUSQUE OUTRA COMUNIDADE, SEM PRECONCEITOS.

Unknown disse...

Frei Jânio é protegido por Deus e não será ninguém que o afastará, pois certamente está mais próximo do todo poderoso do que essa corja de mafiosos que contém na Igreja católica, vim saber do fato final do ano passado quando depois de 31 anos batizado, 1º comunhão e crismado resolvi excluir essa religião de minha vida, pois não tenho razão e nem motivos para ser católico. Tenho orgulho de não ter religião e orgulho de não ser católico.
Os Bispos querem ser mais do que Deus, mas vão quase todos pro inferno mesmo!

Amílcar Cruz

Anônimo disse...

Frei Jânio que Deus esteja contigo. Obrigado pelos momentos de oração.

Unknown disse...

Retorno o comentário, com o passar do tempo revi que Deus enviou seu filho e pediu para perpetuar sua Igreja, tenho que atender a vontade de Deus, mas sei que precisamos de uma reforma religiosa pois temos meia duzia de pessoas verdadeiras e um amutuado de pedras Igrejas apenas físicas.

Unknown disse...

Os padres que sobressaem são perseguidos mas um apelo aos bispos cuidado pra não trancar vocações. Nem impedi o bem de acontecer

Assevedo2011 disse...

As paixões suscitam Fanáticos. Mas embora o sentimento religioso seja uma das mais fortes paixões humanas, senão a maior delas (KIERKEGARD), nunca devemos desistir de recordar ao senso comum a experiência da História! Pode-se matar e morrer por religiões e sob o poder teocrático delas. Para a doutrina católica, não existe melhor nem pior padre, mas O PADRE, representante de Cristo, sacerdote, presbítero da Igreja. Todo padre cura. Todo padre exorciza. Todo padre fecha o inferno e abre o céu, pois é mandatário, é procurador, MAS O MANDANTE É CRISTO. O povo é muito dado ao fanatismo, quanto à idolatria. Gosta de seguir capos, cabeças, que pensem por eles, que interpretem por eles...Mas Cristo é A VERDADE E O ÚNICO MESTRE. E CONFIOU O ENSINO não a este ou àquele padre, mas à Igreja. É O CARGO, O MINISTÉRIO, O SERVIÇO, que importa, não a pessoa! Pois todo padre é PERSONA CHRISTI, AGE NELE A PESSOA DE CRISTO, A IGREJA! Os bispos agem corretamente para preservarem deste contágio emotivo, desse psiquismo delirante, desse subjetivismo pietista, desse pietismo espiritista e protestante, A DOUTRINA DE CRISTO IMUTÁVEL E PERENE, COMO ENSINA A IGREJA.

Anônimo disse...

Por onde anda Frei Janio?

Anônimo disse...

Também estou aqui a sua procura

Jammy disse...

Saudade das celebrações de Frei Jânio, que com certeza encaminhou muitos para o verdadeiro espírito cristão.