sábado, 3 de janeiro de 2009

Fiéis recebem primeira bênção do ano

Cerca de 15 mil pessoas lotaram, ontem, a Basílica de Nossa Senhora da Penha

LEOPOLDO MONTEIRO
Folha de Pernambuco

Cerca de 15 mil fiéis passaram, ontem, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, no bairro de São José, no Centro do Recife, para receber a tradicional primeira bênção de São Félix de Cantalício do ano. Em um local improvisado - na garagem da basílica, por causa das obras de reforma da igreja - os católicos demonstravam a fé através de cantos religiosos. A bênção acontece todas as sextas-feiras na basílica, mas sempre a primeira de cada ano atrai muitos fiéis que chegam de várias partes da Região Metropolitana do Recife (RMR).

O ato religioso acontece na Basílica de Nossa Senhora da Penha há mais de 70 anos. A benção concedida pelos frades capuchinhos foi dada no intervalo das celebrações que foram realizadas ontem. O frei São Félix de Cantalício viveu na Itália durante o século XVI e usava o óleo que acendia as lamparinas para abençoar os fiéis católicos, com isso, o ato feito pelo frei acabou sendo usado por outras casas católicas em todo mundo.

A aposentada Josefa Amaral de Brito, de 81 anos, costuma frequentar a Basílica de Nossa Senhora da Penha. Ela contou que há dez anos recebe a bênção na primeira sexta-feira do ano. “Adoro essa igreja e também a Nossa Senhora da Penha. Quando meu esposo era vivo sempre vinha acompanhada por ele, agora estou frequentando sozinha. Me sinto muito bem quando saio da basílica para casa”, comentou a aposentada. Com o terço na mão, Josefa Amaral de Brito não parava de rezar e acompanhar os cânticos. “Faz bem para a minha alma. Desde pequena que sempre frequento a igreja. Moro em Boa Viagem, mas não deixo de receber a benção aqui”, relatou.

Segundo o frei Luiz de França, normalmente a Basílica de Nossa Senhora da Penha recebe seis mil pessoas nas sextas-feiras, mas o número de fieis duplica para receber a primeira bênção do ano. “É uma forma bonita que o pernambucano tem de procurar a igreja no início do ano. Muitos querem começar 2009 abençoados”, explicou o frei. Alguns católicos também levaram documentos e retratos de familiares. “Isso acontece quando a pessoa não pode comparecer para receber a bênção e um parente traz uma fotografia”, esclareceu Luiz de França.

REFORMA

A Basílica da Penha assinou, ontem, um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reformar parte da estrutural da igreja. Segundo o frei Luiz de França, o contrato entre o banco e a igreja é de cerca de R$ 2,5 milhões. O orçamento para o término das obras é de R$ 4 milhões. A previsão é de que a reforma da igreja seja concluída em dois anos.

Nenhum comentário: