terça-feira, 23 de junho de 2009

Decretada greve por tempo indeterminado

JAMILLE COELHO - Folha de Pernambuco
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decretaram greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira em todos os postos de Pernambuco. A decisão foi tomada em assembleia realizada, ontem, no prédio da Gerência Recife, na avenida Mário Melo, após duas semanas da paralisação em 18 estados. A suspensão das atividades poderá prejudicar cerca de 3,5 mil pessoas atendidas diariamente somente pelos servidores da Gerência Recife, que abrange Recife e Região Metropolitana, Olinda, Jaboatão, Paulista e Goiana, na Zona da Mata Norte.
"Estive em Brasília semana passada, com representantes do Governo Federal, e eles apresentaram às entidades sindicais propostas para instituir um Grupo de Trabalho para cumprir um termo de compromisso que aborda questões sobre a jornada de trabalho e avaliação de desempenho. Mas, eles tiveram um ano para discutir isso e nada foi feito", reclamou o secretário geral do (Sindisprev-PE), Irineu Messias. Ele disse que a proposta é muito pouco perto do que está sendo reivindicando.
"Muitos servidores que têm tempo de serviço e contribuição estão com medo de se aposentar para não perder metade da remuneração porque não temos um plano de cargos e carreiras, e sim um cumprimento de tabelas. De toda nossa remuneração 70% é de gratificação. Na tabela temos a opção de trabalhar seis ou oito horas diárias, mas os que escolherem as seis horas quando se aposentam terão 50% a menos da gratificação em cima de sua aposentadoria. Isso é injusto".

Nenhum comentário: