sexta-feira, 26 de junho de 2009

Telefônica é punida por falhas no serviço

Folha de Pernambuco

A Anatel resolveu tomar medidas mais drásticas contra as prestadoras de serviços de banda larga. Após constantes reclamações de usuários do serviço da operadora Telefônica, a Agência Nacional de Telecomunicações irá suspender a comercialização do Speedy até que a empresa melhore a qualidade da conexão de internet oferecida. Se no prazo de 30 dias a Telefônica não apresentar soluções para garantir a disponibilidade do serviço aos seus clientes conforme o contrato oferecido aos assinantes, a Anatel aplicará multa de R$ 15 milhões. Além disso, se a Telefônica continuar comercializando o Speedy durante este mês, receberá uma multa no valor de R$ 1 mil a cada nova assinatura.
A decisão foi divulgada na última segunda-feira no Diário Oficial, mas, ao que parece, ainda não foi encaminhada oficialmente à Telefonica, que segue comercializando normalmente o Speedy. A partir da entrega da determinação e durante o tempo que ela estiver valendo, os atendentes do Speedy deverão informar que a adesão ao serviço está suspensa.
As determinações da Anatel foram motivadas pelas reclamações de clientes do Speedy, que recentemente enfrentaram instabilidade. Em setembro do ano passado, houve um “apagão” no serviço.
De acordo com a Anatel, as reclamações motivaram a apuração de descumprimento de obrigações, considerando as consequências das interrupções. A agência lembra que deve ser comunicada sobre os motivos das falhas e as ações para normalização do serviço caso o problema dure mais de três dias consecutivos e atinja mais de 10% dos assinantes. Além disso, afirma ainda que o assinante tem direito de resposta às suas reclamações.

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