sexta-feira, 26 de junho de 2009

Morre Michael Jackson, o Rei do Pop

Em Los Angeles, nos EUA, o cantor Michael Jackson passou mal e não resistiu a uma parada cardíaca. Ele chegou a ser levado para um hospital, mas os médicos não conseguiram reanimá-lo.

Usando uma ferramenta consagrada da internet, o Google, existem neste momento quase 70 milhões de referências ao nome de Michael Jackson na rede mundial de computadores.

Só para comparar, uma busca com o nome dos Beatles resulta em 55 milhões de ocorrências na internet.

Houve muita confusão antes da confirmação da morte de Michael Jackson. Um anuncio tão complicado, conturbado, assim como toda a história de Michael Jackson.

O problema foi que o hospital da Universidade de Los Angeles demorou para confirmar o que tinha acontecido o astro da música pop. Todos sabiam que o cantor estava no hospital.

No mais foi só especulação durante umas três horas mais ou menos. Até que o Instituto Médico Legal de Los Angeles confirmou que Michael Jackson não havia resistido a uma parada cardíaca.

O corpo já está no IML para passar por uma autópsia, exame que vai encontrar as respostas para as perguntas que ainda estão no ar. Nos Estados Unidos o que mais se ouve é a palavra tristeza. Um momento triste que podemos contar assim.

12h21 na Califórnia, 16h21 da tarde, horário de Brasília. Da mansão em estilo francês, construída em 2002, com sete quartos, 13 banheiros, um teatro. Alugada por US$ 100 mil por mês, parte um telefonema para o corpo de bombeiros. A ligação durou 42 segundos.

Em três minutos os paramédicos chegaram. Encontraram Michael Jackson inconsciente, sem respirar, sem batimentos cardíacos. E os bombeiros dizem que ficaram 42 minutos dentro da casa tentando reanimar o cantor. Até que resolveram seguir para o hospital. Deixaram o bairro de 'Bel-Air' 13h07, 17h07 horário de Brasília.

Praticamente uma avenida, seis minutos da casa de Michael Jackson até o hospital da Universidade de Los Angeles, um dos maiores da costa oeste americana.

Uma foto foi tirada 13h13, na Califórnia, 17h13 no Brasil. A hora em que Michael Jackson chegou ao centro médico e o primeiro diagnóstico foi parada cardíaca. Depois veio a informação de que o cantor estava em coma. Foi o suficiente para os fãs lotarem a porta do hospital. Mas a confirmação da morte de Michael Jackson não vinha.


Era 16h16, 20h17 no Brasil. Recorremos ao Instituto Médico Legal de Los Angeles. E eu perguntei: "vocês confirmam que Michael Jackson morreu?" Ele morreu às 14h26, hora local, 18h26, horário de Brasília, foi a resposta.

O IML de Los Angeles não soube dar mais detalhes sobre como Michael Jackson morreu. Disse apenas que a autopsia no corpo começara a ser feita a qualquer momento. Para tentar descobrir por exemplo porque o astro da música pop teve uma parada cardíaca, por exemplo, e analisar por meio de exame de sangue se havia no organismo alguma substância química. O resultado da autópsia, de acordo com o Instituto Médico Legal de Los Angeles, será anunciado na tarde desta sexta-feira.

E foi de helicóptero que o corpo de Michael Jackson seguiu do Hospital da Universidade de Los Angeles para o IML da cidade.

Nenhum comentário: