sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estudantes e jornalistas vão às ruas

José Accioly - Folha de Pernambuco
Uma passeata pelas ruas do Centro do Recife vai mobilizar centenas de estudantes, professores e profissionais de Jornalismo hoje. Isso porque o grupo protesta contra a decisão tomada no último dia 17, quando o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Gilmar Mendes, em última instância, extinguiu a obrigatóriedade da formação superior para o exercício profissional na área. Os manifestantes vão se concentrar na praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, em frente ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (SinjoPE), às 15h. De lá, às 16h, eles seguirão até à sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF), no Cais do Apolo. Durante o trajeto, os manifestantes farão uma pausa diante do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), na rua do Imperador, para um ato simbólico.
Desde a última segunda-feira, diversas manifestações contra a decisão do STF foram realizadas no País. Nas principais capitais, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, estudantes e profissionais foram às ruas protestar com faixas, panfletos e até narizes de palhaço. No Recife, um grupo de universitários fundou um movimento denominado Panelada de Jornalismo - em alusão à comparação feito pelo ministro Gilmar Mendes entre o Jornalismo e a culinária. Eles, inclusive, criaram uma comunidade num site de relacionamentos na internet e conta com 114 integrantes.
“Queremos que o presidente Lula reprima e condene a decisão tomada pelo presidente do STF de derrubar a exigência do diploma. Nosso protesto é a favor da regulamentação profissional”, disse o presidente do SinjoPE, Ayrton Maciel. Em um artigo enviado à Imprensa, o SinjoPE convida as instituições e entidades solidárias a denunciar a decisão do STF à Organização Internacional do Trabalho (OIT). “A decisão do Supremo retroage em 100 anos. Os jornalistas profissionais enfrentam o mais grave ataque à profissão”.

Nenhum comentário: