sexta-feira, 1 de maio de 2009

Orquestra Sinfônica toca Pixinguinha na Jaqueira. Ouça

A Orquestra Sinfônica do Recife executará a diversidade musical de Pixinguinha em um concerto que acontece neste feriado do Dia do Trabalhador. Antes da apresentação desta sexta-feira (1), no Parque da Jaqueira, os leitores do Pernambuco.com já podem ouvir antecipadamente o resultado do casamento entre o erudito e o popular – casamento tão “ao gosto” de Pixinguinha – em quatro faixas que tocam no Sons do Pernambuco.com, streaming dos Diários Associados.

As músicas - Parangolé, Mundo melhor, Paciente e Seule (Céu) - são parte da caixa Série Pixinguinha, lançada esta semana em todo país. São dois álbuns com versões contemporâneas, além de arranjos e orquestrações (populares e sinfônicos) do compositor. Um levantamento incrível da obra do mestre. A pesquisa e a direção artística da série é assinada pelo neto de Pixinguinha, o cantor Marcelo Vianna, junto com o maestro Caio Cezar e a produtora Lu Araújo.

A intenção dos produtores é lançar pelo menos outros sete álbuns. Estes três primeiros foram produzidos entre 2007 e 2008 pela Lume Arte. O trio foi dedicado às orquestrações escritas por Pixinguinha entre as décadas de 20 e 60. Uma das bolachinhas é a que foi gravada com a Orquestra Sinfônica do Recife.

Chama Pixinguinha Sinfônico Popular e resgata as criações de Pixinguinha entre 1930 e 1950, onde o maestro unia os naipes tradicionais de uma sinfônica aos metais e palhetas das iniciais Big Bands. O disco foi gravado no Recife, no Teatro de Santa Isabel (junho de 2008), sob a regência de Osman Gioia e a participação de Carlos Malta (sax barítono), Oscar Bolão (bateria), Itamar Assiere (piano), Roberto Silva e Edson Rodrigues (sax alto), Liudinho Souza e Mourinha (sax tenor).

Um outro álbum é Pixinguinha no Cinema - trilha sonora do filme Sol Sobre a Lama, composta em parceria com Vinicius de Moraes para o filme dirigido por Alex Viany, em 1963. A gravação atual acabou inspirando o curta Nós Somos um Poema, que está na mostra competitiva do Cine PE 2009. Tem a participação de Elza Soares, Diogo Nogueira, Jards Macalé, CéU.

Por fim, Pixinguinha Sinfônico resgata parcerias com João de Barro e Cândido das Neves e de artistas como João da Baiana, Santos Coelho e João Portaro. Foi gravado pela Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, sob a regência de Silvio Barbato e solistas convidados como Hamilton de Holanda (bandolim), Toninho Ferragutti (acordeon), Paulo Sergio Santos (clarineta), Vittor Santos (trombone), José Staneck (gaita) e Carlos Malta (sax soprano).

Serviço
Concerto Dia do Trabalhador // Pixinguinha Sinfônico Popular
Quando: Sexta-feira (1º), às 17h
Onde: Parque da Jaqueira, Av. Rui Barbosa – Centro

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: