sexta-feira, 1 de maio de 2009

Facebook, com 200 milhões de usuários, faz campanha e assusta rivais

"Este poderia ser o quinto país mais populoso do mundo, maior que o Brasil, o Japão e a Rússia". A frase faz parte da nova campanha de marketing do Facebook, famoso site de relacionamento norte-americano, que comemorou no início do mês a marca de 200 milhões de membros em todo o mundo. A afirmação é capaz de mostrar o poder desta ferramenta, desenvolvida por um adolescente há cerca de cinco anos, e hoje muito conhecida na Europa e nos Estados Unidos, mas ainda pouco difundida no território nacional. A página é, no entanto, apenas mais uma entre as dezenas de redes sociais existentes na internet - todas em busca de mais e mais adeptos - e é a principal concorrente do Orkut, xodó dos internautas brasileiros.

Os sites de relacionamento surgiram, basicamente, com o objetivo de congregar e conectar amigos e familiares, possibilitando mensagens entre eles e estimulando novos encontros, relacionamentos e oportunidades na web. Este tipo de página, contudo, ganhou novos membros em todo o planeta e começou a ficar mais segmentando e a representar novas possibilidades de negócios para diversas indústrias. Foi aí que grandes companhias, como o Google, se interessaram em investir mais fortemente na idéia e estimular a popularização de ferramentas como o Orkut.

Hoje, além destas redes mais conhecidas, já é possível encontrar endereços similares para católicos, para apaixonados por música, para amantes, para bonitos, para ricos, para pernambucanos etc. Uma gama gigantesca de possibilidades, sempre visando reunir um nicho de pessoas e promover ações entre elas. Oferecendo também, é claro, propaganda direcionada e mais eficiente. Foi isto que o Ibope NetRatings, braço do Ibope para estudos sobre internet, provou em meados do ano passado.

De acordo com uma pesquisa realizada em blogs e redes sociais, uma campanha publicitária neste tipo de página consegue até 500 vezes mais resultado do que aquelas nos sites das próprias empresas. "Conhecer bem estas ferramentas e aprender como fazer parte delas não apenas previne eventuais crises ou problemas de imagem das empresas, como também as aproxima de seus públicos, funcionando como uma valiosa ferramenta estratégica", afirmou na época Alexandre Magalhães, então gerente de análise do Ibope//NetRatings.

No caso do Facebook, a maioria dos usuários tem mais de 25 anos e possui uma média 100 amigos inscritos. Estes membros enviam 700 milhões de fotos, quatro milhões de vídeos, 15 milhões de textos e dois milhões de eventos por mês, além de manterem mais de 19 milhões de grupos ativos. O sistema funciona em 35 línguas e ficará disponível em outras 60 nos próximos meses.

"Uso o Orkut e o Facebook principalmente para me comunicar, de forma rápida e fácil, com amigos e familiares que moram no Brasil e na França. É uma maneira de saber as novidades de todo mundo, sem muitas vezes precisar escrever e-mails ou cartas para eles. Sinceramente, não vejo o Facebook ser muito utilizado no Brasil e ele acaba servindo mais para falar com meus amigos de lá", conta a franco-brasileira Pierrine Rolland, que nosúltimos dois anos se divide entre temporadas nos dois países - enquanto planeja casamento com um recifense.

Na rede

Facebook - Considerada atualmente a maior rede social do mundo, o Facebook foi criado pelo norte-americano Mark Zuckerberg, então com 19 anos. O sistema destacou-se por permitir a inclusão de aplicativos e de publicidade (antes do Orkut fazer o mesmo). Além da internet, o site pode ser visto e atualizado também pelo celular. Recentemente, a página criou uma moeda própria, de olho em mais negócios.

Sonico - Site de relacionamento voltado para os povos de língua portuguesa e espanhola, que congrega mais de 6,4 milhões de usuários no Brasil e traz uma série de novidades e funcionalidades, como uma área especial para bandas, cartões virtuais, perfil duplo (pessoal e profissional), jogos e conexão pelo celular. Os usuários podem atualizar fotos e textos direto do telefone.

Cristã - A Comunidade Católica Carismática Canção Nova lançou há menos de um ano o seu próprio site de relacionamento. A página conta com mais de 13 mil membros, além de 50mil page views diários. O conteúdo é controlado por mediadores, sendo abastecido, segundo os organizadores, apenas com informações comprometidas com a formação social, educacional, cultural e religiosa.

Twitter - Chamada de microblog, a rede permite aos membros publicar pequenos posts, de até 140 caracteres, sobre os mais variados assuntos (normalmente sobre coisas corriqueiras, como o que estão fazendo ou onde estão naquele momento). Uma maneira prática de avisar aos amigos, por exemplo, que você procura companhia para almoçar ou quer marcar uma festinha de última hora.

Pernambuco Nação Cultural - O portal colaborativo criado pelo Governo de Pernambuco tem como objetivo reunir artistas e pessoas que produzam ou que tenham a ver com a cultura pernambucana. O sistema permite montar uma página pessoal e incluir imagens, áudios, vídeos e textos sobre os mais variados assuntos, mas ainda não permite a troca de mensagens entre os usuários.

MovieMobz - A primeira distribuidora brasileira de filmes com foco na internet permite aos membros ler e comentar sobre cinema, além de escolher e de programar salas digitais em diversos estados brasileiros. Exemplo: grupos de amigos podem fechar acordos com os cinemas parceiros e decidir quais filmes e em quais horários desejam assistí-los. A experiência já aconteceu no Recife.

Por Thiago Marinho, do Diario

Nenhum comentário: