sábado, 2 de maio de 2009

Aluna do CIn integra programa do Google

Publicado em 29.04.2009 Jornal do commercio

Ana Cecília Martins é uma dos 43 estudantes brasileiros selecionados em 70 países para fazer parte do Google Summer of Code 2009, que desenvolve programas de código aberto

Pernambuco, mais uma vez, está bem representado pelos estudantes da área de informática em programas e concursos nacionais e internacionais. O mérito agora é da aluna de ciências da computação da UFPE Ana Cecília Martins, 21 anos, uma dos 43 estudantes brasileiros selecionados para integrar o Google Summer of Code 2009.

Foram escolhidos mil alunos, de 70 países, para participar da iniciativa, que tem como objetivo incentivar jovens programadores a trabalhar em projetos de código aberto.

“Para mim, é um porta de entrada para a comunidade Open Source. A experiência de aprender tudo sobre padrão de projetos sem dúvida será de grande valia para minha carreira”, afirma Martins. Entusiasmada, a estudante pretende continuar, mesmo depois do término do programa, a programar para sistemas baseados em Linux. “Acho incrível a idéia de desenvolver o conceito de programação sem fins lucrativos”, finaliza.

A aluna do 7º período irá trabalhar para a equipe Plasma/KDE na produção de widgets, que são aplicações de interface gráfica, como janelas, menus e barra de ferramentas. O período de programação vai até agosto, quando a Google irá recompensar os participantes com US$ 4,5 mil como forma de pagamento.

FINAL DE MARATONA

Na terça-feira passada, ocorreu a final mundial da 33ª edição do International Collegiate Programming Contest (ACM-ICPC), em Estocolmo, Suécia. A equipe Prático, Cícero e Heitor, formada pelos estudantes pernambucanos Hallan dos Santos, Pablo Pinheiro e Pedro Bello, ganhou menção honrosa ao responder a duas questões da maratona.

Com o objetivo de habilitar estudantes a resolver problemas sob pressão, as provas duraram cinco horas, com questões inseridas no contexto da tecnologia.

Nesta edição, foram selecionadas as cem melhores equipes de instituições de todo o mundo. O Brasil levou a Estocolmo seis instituições de ensino. A vencedora mundial foi a Universidade Estadual de São Petersburgo, da Rússia.

Nenhum comentário: