sábado, 2 de maio de 2009

Nokia lança serviço para baixar música de graça

Publicado em 29.04.2009 Jornal do Commercio

Fabricante finlandesa apresentou oficialmente ontem no País o aparelho Nokia 5800 Comes with music, que oferecerá download legal por um ano de mais de três milhões de músicas

Schneider Carpeggiani

do Caderno C

SÃO PAULO – O estardalhaço foi grande: durante o lançamento para a imprensa do Nokia 5800 Comes with music, ontem, na capital paulista, as frases mais ouvidas davam conta que aquele dia romperia com os paradigmas de distribuição de música no Brasil, de que o pirata digital deixaria o mau caminho do download e seguiria feliz para o paraíso da legalidade com seu aparelho touch screen em mãos... Afinal, qual a razão de continuar driblando a lei, se você tem mais de três milhões de músicas ao seu dispor num simples toque? A crença num futuro dentro dos conformes deu lugar a um sorriso amarelo durante a coletiva. Um dos jornalistas lançou a amarga questão aos bem intencionados executivos: “Quanto tempo vocês acham que vai demorar para algum cracker descobrir o DRM e compartilhar as músicas que baixou?”

Teoricamente de propriedade do cliente, as mais de três milhões de músicas disponíveis no Nokia 5800 só podem ser ouvidas no aparelho ou num único PC registrado. Nada de passar para amigo, namorado, mãe... É como se a música não tivesse uma função social, de agregar as pessoas e se encerrasse em si mesma.

“Não é uma preocupação nossa o DRM, porque se você tem tanta música de graça, não vai perder tempo quebrando um código. O nosso download é imediato”, afirmou a responsável pela área de entretenimento da Nokia em Nova Iorque, Liz Schmiel, presente no lançamento. O Brasil é o primeiro país das Américas a contar com o serviço e o sexto do mundo.

A ideia do Comes with music é simples: a Nokia faz um contrato com gravadoras, de grandes corporações a selos independentes, e à medida que o artista for sendo “baixado”, vai receber um valor pelo download. Durante a coletiva, representantes das principais gravadoras do País estavam presentes.

Segundo a empresa, foi feita uma pesquisa entre os consumidores brasileiros e percebeu-se que o público quer consumir música sem passar pelo bluetooth ou sem precisar fazer registros e mais importante: sem qualquer limite. Nesse ponto, o aparelho é perfeito: o acervo é enorme, o download é imediato e muito simples.

A canção vem com a capa do disco e é possível ainda ouvir um trecho de 30 segundos. Como o número de músicas é muito grande, o Comes with music tenta implementar uma cultura de o usuário pesquisar raridades pelo celular, o que antes só ocorria pelo computador. Nos países que já contam com o serviço, nas primeiras semanas, um cliente chega a fazer em média 300 downloads.

Um dos maiores problemas do Comes with music é que o consumidor só pode baixar as músicas no período de um ano. Ao final do prazo, no entanto, ele fica com seu acervo.

E o que fazer para continuar alimentando o hábito de baixar música desenvolvido nos últimos 12 meses? Comprar outro aparelho, claro. Essa é a indicação da empresa, com a explicação de que um ano é o tempo médio de vida de um celular no Brasil. A Nokia vai permitir, em breve, que outros modelos contem com o Comes with music.

O novo celular está sendo vendido por R$ 1.799 nas lojas da Nokia. Até o mês de maio, a TIM tem exclusividade em comercializar o aparelho.

» viajou a convite da Nokia

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