quinta-feira, 23 de abril de 2009

Sonho da casa própria atrai multidão para inscrição no Minha Casa, Minha Vida

Mais de 14 mil pernambucanos já se inscreveram no Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, que vai subsidiar a compra da casa própria para a população com renda entre zero e dez salários mínimos.O cadastramento, porém, só é necessário para interessados situados na faiza de renda de até três salários mínimos. Nos demais casos, a inclusão do beneficiário é feita pala própria Caixa Econômica Federal.

A Companhia de Habitação e Obras do Governo do Estado (Cehab) está centralizando as inscrições na Região Metropolitana do Recife. No local, são recebidas entre duas mil e três mil inscrições por dia, o que vem deixando o pátio da instituição diariamente lotado. No caso de moradores do interior, estes devem procurar as prefeituras dos municípios para preencher a ficha de inscrição. A partir da próxima segunda-feira, o cadastamento também poderá ser efetuado via internet, por meio do site www.cehab.pe.gov.br.

Apesar da corrida empreendida pelos interessados, não há motivo para pressa, pois as 45 mil casas destinadas para os pernambucanos que recebem entre zero e três salários mínimos não serão entregues de acordo com a ordem de inscrição. O critério de concessão ainda será definido pelo governo para que se estabeleçam as prioridades. Além disso, as primeiras residências só deverão ser concluídas dentro de um prazo de oito e doze meses.

Contemplados com renda entre zero e três salários só vão começar a pagar o imóvel após se mudaresm. As parcelas ficarão entre R$ 50 e R$ 139. Para tanto, o valor dos imóveis não poderá ultrapassar R$ 41 mil, no caso de casas, e R$ 45 mil, para apartamentos. Para quem recebe entre seis e dez salários, o governo subsidiará uma parte da compra do imóvel, cujo valor não pode ser superior a R$ 100 mil. Nas duas situações, o seguro do financiamento, que atualmente é de 36%, passará para menos de 10%.

Para a diretora de infra-estrutura da Cehab, Eryka Luna, o programa tem tudo para se tornar um sucesso. “Como a Caixa vai financiar os empreendimentos e muitos terrenos serão doados pelos governos Federal, Estadual e Municipal, a tendência é que os preços caiam consideravelmente. Já existe um banco de terras que está sendo formado para que as obras possam ocorrer nesses locais”, afirmou. Como esse banco não está pronto, ainda não é possível saber onde serão construídas as casas e os prédios do Minha Casa, Minha Vida.

Quem está comemorando o Programa é o contínuo Adeíldo Pereira, de 65 anos. “Nunca tive uma casa na minha vida. Esse é um sonho que quero realizar. Se ganhar a casa vou trazer meus três filhos de Limoeiro para morarem comigo. Quero a família toda junta”, afirmou.

Para o assalariado André Lopes, de 32 anos, essa é uma chance da população de baixa renda conquistar o sonho da casa. “Tenho muita esperança de conseguir meu teto para morar. Hoje moro em Jaboatão e pago aluguel. Vou tentar uma residência em Piedade, mas quero em qualquer lugar”.

Serviço

Inscrição no Programa Minha Casa, Minha Vida

Documentos necessários: identidade, CPF (originais) e endereço completo

Local: Cehab (Rua Odorico Mendes, nº 700 - Campo Grande) e www.cehab.pe.gov.br (a partir de segunda-feira

Horário: 8h às 16h

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: