segunda-feira, 27 de abril de 2009

Exposição em redes sociais na internet pode levar à demissão

Cada vez mais empresas estão checando sites de redes sociais na internet e demitindo funcionários em caso de exposição que consideram indevida. Os casos, porém, ainda são polêmicos, porque vão desde situações claras para dispensa a outras nem tão óbvias assim, ou quando o empregado não tem a intenção de prejudicar terceiros. Além disso, a discussão envolve questões como privacidade e anonimato.

Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, um motorista de uma empresa de ônibus foi demitido, em 2007, sob o argumento de que integrava uma comunidade que hostilizava a companhia no Orkut, onde também teria feito um comentário ofensivo contra a mesma. O motorista tenta reverter a demissão por justa causa na Justiça do Trabalho, mas já perdeu em duas instâncias. Ele alega que qualquer pessoa poderia ter cadastrado o seu nome de forma indevida na comunidade.

"Hoje temos muitos casos como esse nos tribunais. Não são poucos não", observa o advogado Leandro Bissoli, sócio do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados.

Segundo Bissoli, empregados que criam comunidades da empresa onde trabalham ou que falam mal de algum colega nas redes sociais estão entre os mais demitidos:

"Normalmente, essas são as situações mais comuns. Temos ainda funcionários, como operadores de telemarketing, que fazem chacota de clientes em fóruns de discussão".

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: