segunda-feira, 27 de abril de 2009

Alunos do Programa Travessia encerram atividades

Mais de 12 mil estudantes participam da formatura das primeiras turmas do Programa Travessia, iniciadas em setembro de 2007. A cerimônia acontecerá neste domingo (26), às 15h, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento contará com a participação do governador Eduardo Campos e do secretário Danilo Cabral, assim como de representantes da Fundação Roberto Marinho. Após a cerimônia, a banda Nação Zumbi fará um show para os formandos e seus familiares.

O Travessia é um programa de aceleração dos estudos destinado aos alunos da rede estadual que apresentam dois ou mais anos de distorção idade-série. De acordo com o censo escolar 2006, 70% dos estudantes matriculados no ensino médio em Pernambuco apresentam distorção entre a idade e a série. A inscrição do Programa é feita por adesão e os participantes levam 18 meses para concluir o ensino médio.

Em 2008, o número de adesões cresceu e cerca de 40 mil jovens estão hoje nas salas de aula tendo a oportunidade de concluir a educação básica em menos tempo e com qualidade. Em 2009, a expectativa é manter o atendimento para mais 40 mil jovens.

Aulas - Todos os estudantes do Travessia recebem material didático, além de um Caderno de Cultura e de quatro livros paradidáticos. As salas do Programa são equipadas com televisão e aparelho de DVD para que sejam assistidas as aulas do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho. Os jovens são acompanhados por dois professores – um da área de exatas e um da área de humanas. Durante as aulas, os alunos são incentivados a discutir temas da atualidade e de realizar trabalhos pedagógicos que envolvam questões sociais, culturais e de cidadania.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: