quinta-feira, 23 de abril de 2009

Chico Science ganha memorial no Pátio de São Pedro

O espaço, dedicado à memória do mangueboy e à difusão e incentivo da produção cultural, será aberto, oficialmente, pelo prefeito João da Costa, nesta sexta-feira (24), no Pátio de São Pedro. A vida e obra do pernambucano Francisco de Assis França, mundialmente conhecido como Chico Science, agora tem um memorial. Fica na casa 21, do Complexo Cultural Pátio de São Pedro e foi apresentado nesta quinta-feira (23). A abertura oficial será apenas nesta sexta-feira (24), com os malungos e companheiros da Nação Zumbi, Jorge du Peixe e Lúcio Maia.

Durante a discotecagem dos dois, a fachada da Igreja de São Pedro dos Clérigos receberá desenhos do grafiteiro Galo de Souza. A façanha será possível graças ao software livre ViMus, desenvolvido por Jarbas Jácome. A noite ainda promete reunir mais amigos: além de Fred 04, que já confirmou presença, e do atual secretário de Cultura, Renato L, que ajudou a escrever o Manifesto Mangue, a ex-namorada de Chico, Maria Eduarda Belém (musa da música Risoflora).

Inspirada em um dos tantos projetos do artista, o Memorial Chico Science tem conceito de Antromangue e deve promover a difusão de conhecimentos musicais, literatura, artes, cinema e cultura popular. “Resgatar esse pensamento é torná-lo real e ativá-lo. A idéia é transformar o Memorial não só num lugar onde a história do artista é preservada, como também numa célula de incentivo à produção, onde a principal matéria prima para isto é fornecida: a informação dirigida e focada na cultura popular , no underground e no pop”, explica Maria Eduarda.

O espaço está dividido em três módulos conceituais: o informativo , o imersivo e o educativo. No primeiro, uma versão da Exposição Chico Imaginário ficará montada com vários painéis. No módulo imersivo funcionará uma espécie de câmara escura, onde se projetarão, por meio do ViMus, imagens integradas a uma instalação sonora, proporcionando aos visitantes embarcar na viagem intuitiva de Mabuse, Jarbas Jacome, José Guilherme e André Édipo.

O último dos módulos, o educativo, será o espaço onde haverá exibição de vídeos e realização de palestras e pequenas oficinas. Lá também estarão terminais de computadores onde estarão armazenadas a discoteca virtual, uma pequena biblioteca com livros e quadrinhos acessíveis à consulta, histórico completo da trajetória de Science com matérias de jornais, revistas, cartazes dos shows, fotografias e material iconográfico. O acervo também contará com videoclipes, documentários e projeção fotográfica além, claro, das músicas de Chico Science e Nação Zumbi.

Na discoteca digital, é possível acessar e ouvir as músicas que faziam parte do acervo do cantor. A coleção terá atualização mensal. Com essa renovação constante, a idéia é reunir músicas que hoje possivelmente fariam parte da trilha sonora das andanças do mangueboy. A pequena biblioteca tem quadrinhos, livros de música, poesia, contracultura, e temas que eram de interesse de Chico. O Memorial Chico Science funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h, com entrada franca. O custo total do projeto, incluindo obras e projeto museográfico foi de R$ 305 mil.

Serviço

Memorial Chico Science

Pátio de São Pedro - casa 21, Bairro de São José

Inauguração sexta-feira, dia 24 de abril, às 19h

Visitação - Segunda à sexta, das 9h às 17h

Informações 3232.2492 / 3232.2486

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário: