quinta-feira, 23 de abril de 2009

Emissão de cheques sem fundos é recorde em março

O número de cheques sem fundos no país bateu recorde em março. Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, no mês passado foram devolvidos 24,6 cheques a cada mil compensados, o maior índice registrado desde o início do levantamento, em 1991. O número ficou ligeiramente acima do recorde anterior, verificado em março de 2006 -- 24,3 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Ao todo, foram devolvidos 2,75 milhões de cheques em março deste ano e compensados 112,12 milhões. Na comparação com fevereiro, o volume de cheques devolvidos cresceu 6%. Já em relação a março de 2008, o aumento no número de cheques devolvidos a cada mil compensados foi de 18,3%.

No acumulado do primeiro trimestre, o aumento no número de cheques sem fundos atingiu 19,2% em relação ao mesmo período de 2008. Nos três primeiros meses deste ano, houve 23,6 devoluções de cheques a cada mil compensações, contra 19,8 no primeiro trimestre do ano passado.

De janeiro a março foram devolvidos 7,36 milhões de cheques no país, de um total de 311,49 milhões compensados. Em igual período de 2008, foram 7,11 milhões de devoluções ante 359,61 milhões de compensados.

Para os técnicos da Serasa Experian, o recorde nos cheques devolvidos a cada mil compensados, em março, "reflete o aumento na inadimplência das pessoas físicas e jurídicas, decorrente da menor atividade econômica, da revisão dos investimentos e da redução no número de empregos formais".

Esse conjunto de eventos aliado ao maior comprometimento da renda de parte da população, segundo a empresa, "ampliou os impactos das despesas sazonais de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares) sobre o orçamento doméstico, resultando em aumento na devolução de cheques, incluindo os pré-datados das compras de Natal."

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: