quarta-feira, 1 de julho de 2009

Igreja: Vaticano aceitou pedido da comunidade local com nomeação de novo arcebispo


Do Blog de Jamildo

Habemus episcopum. Dom Fernando Saburido, atual bispo de Crateús (CE) e que já foi bispo auxiliar de dom Sobrinho, foi nomeado arcebispo e Olinda e Recife.

De acordo com fontes da igreja, é uma pessoa decente e religiosa, muito querida dos fiéis locais.

Sabe entrar e sair, como diz o matuto.

Finalmente, após anos de súplicas dos católicos locais, o papa atende à lamentação.

Dom Antônio Fernando Saburido, atual bispo de Sobral, no Ceará, será o novo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

Ele sucederá a dom José Cardoso Sobrinho, de quem foi auxiliar no período de 2000 a 2005.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 1º de julho, pelo papa Bento XVI que aceitou o pedido de renúncia de dom José Cardoso com base no cânon 401, parágrafo 1o, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos. Dom José fez 76 ontem.

Já o bispo de Tubarão (SC), dom Jacinto Bergmann, foi nomeado o novo bispo da diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, sucedendo a dom Jayme Henrique Chemello, ex-presidente da CNBB.

Dom Jayme, que no próximo dia 28 de julho completará 77 anos, também pediu a renúncia também por causa da idade. O anúncio de seu sucessor também foi feito hoje.


O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978.

Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral.

Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Seu lema episcopal é "Segundo a tua palavra".

Dom Jacinto Bergmann, 57, é natural de Alto Feliz (RS). Ordenado padre em 1976, foi nomeado bispo auxiliar de Pelotas em 2002, onde ficou até 2004, quando foi transferido para Tubarão.

Com mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma, exerceu inúmeras atividades antes do episcopado sendo, inclusive, subsecretário geral de pastoral da CNBB entre 2001 e 2002. Seu lema episcopal é "Em nome da Trindade".



Nenhum comentário: