segunda-feira, 27 de abril de 2009

As Meninas do Jô debatem os temas do momento



Lucia Hippólito, Ana Maria Tahan, Lílian Witte Fibe, Flávia de Oliveira e Cristiana Lobo (esta direto de Lisboa) participam do programa.

Presidente do Sport revela reunião com empresário da Traffic para negociar Ciro


GloboEsporte.com

Dirigente, no entanto, quer que jogador continue no Leão pelo menos até o fim da participação do Rubro-Negro no Campeonato Brasileiro

A boa temporada de Ciro pelo Sport começa a despertar a cobiça pelo futebol do jovem atacante. Primeiro foi o Shaktar Donestk, da Ucrânia. Agora o presidente do Leão, Silvio Guimarães, revela que teve uma reunião com um empresário da Traffic - o nome não foi revelado - para negociar o jogador. A empresa é uma das parceiras do Palmeiras, atualmente rival dos pernambucanos na Taça Libertadores.

Apesar da investida, a primeira resposta de Silvio Guimarães foi negativa. Ele quer analisar a proposta com tranquilidade e até ouvir outras pessoas que estão no clube há mais tempo.

- Disse ao empresário que não aceitaria a proposta. Ele fez três tipos de proposta. Vamos analisar e fazer uma contra-proposta para ver se chegamos a um ponto de interesse comum - disse o dirigente à Rádio JC/CBN.

Uma das possibilidades citadas pelo presidente do Sport é a Traffic envolver outros jogadores na negociação. Isso poderia deixar o grupo do Leão mais forte. Mas Guimarães quer que o atacante fique no Rubro-negro pelo menos até o fim do Brasileirão.

- Eles podem oferecer uma parte em dinheiro e outra em jogadores também. Vamos sentar e pensar com tranquilidade - avisou.

Nelsinho fará 100 jogos pelo Sport


GloboEsporte.com

Técnico chega a importante marca contra o LDU, em Quito, na quarta

O técnico Nelsinho Baptista está próximo de uma marca muito importante no comando do Sport. Ele comandará o Leão pela centésima vez na próxima quarta-feira, na partida contra a LDU, em Quito, Equador, válida pela Libertadores da América.

Nelsinho diz que tal marca é muito gratificante em sua carreira.

- Cheguei aqui de peito aberto, disposto a trabalhar. Minha vida sempre foi pautada por desafios e o Sport está sendo um deles. Estou muito feliz em chegar aos 100 jogos neste período mais que especial. É importante para a torcida, presidência, diretoria, para o crescimento do Sport e para mim, que espero estar escrevendo de vez meu nome na história do clube - disse Nelsinho.

No histórico geral das 99 partidas, são 58 vitórias, 21 empates e 20 derrotas. O aproveitamento é de 65,65%.

Ronaldo mostra mais uma vez que é um fênomeno

Dilma Rousseff anuncia que faz tratamento contra câncer linfático

AULA DE PORTUGUÊS: CRASE ANTES DE HORAS

Na maioria das vezes, há crase no "a" que precede horas:

Os supermercados abrem às 7h.
O jogo será à 1h da madrugada.
À 0h do dia 1.º de janeiro, começará a queima de fogos.

Em cinco casos, porém, não há crase nesse "a" que acompanha horas: quando antes dele há as preposições "até", "após", "desde", "entre" e "para". Veja:

Os ingressos serão vendidos até as 18h.
Os portões serão fechados após as 7h30.
O consumo de álcool está liberado desde a 0h de segunda-feira.
Há uma lei que proíbe a prática esportiva na praia entre as 8h e as 16h.
A sessão estava marcada para as 20h.

Regra prática – Substitua a hora por "meio-dia": se der "ao meio-dia", há crase; se não der, esqueça a crase.

Observe: A transmissão começa às 6h30, com crase, porque A transmissão começa ao meio-dia.

Mas: O erro foi identificado pela reportagem após as 19h de ontem, sem crase, porque O erro foi identificado pela reportagem após o meio-dia de ontem.

Prof. Laércio Lutibergue
www.portuguesnarede.blogspot.com

MPF pede à Anvisa a obrigação de frase nas latas de bebidas

Última Instância

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio de Janeiro recomendou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que passe a exigir a inclusão de frase nas latas de bebida alertando o consumidor para lavar a lata antes do consumo.

A Anvisa reconhece a relevância e eficácia da obrigatoriedade da frase de advertência e tem atribuição para editar norma nesse sentido, mas não adotou qualquer medida depois de quase cinco anos de discussões desse tema.

O MPF fixou prazo de 45 dias para a Anvisa informar as providências tomadas para sanar o problema apontado. Com a recomendação, a agência fica ciente de que, se não atender ao MPF, responderá a um processo na Justiça por sua omissão.

O procurador da República Claudio Gheventer, autor da recomendação, investigou a contaminação das latas de bebidas antes de encaminhar a recomendação.

Em resposta ao MPF, o Cetea (Centro de Tecnologia de Embalagem) informou que há um relevante grau de contaminação de latas obtidas em quiosques e ambulantes, como resultado das condições de armazenagem e manuseio.

Nesses casos com maior contaminação, os consumidores costumam beber direto das latas, sem lavá-las antes. Segundo um estudo do Cetea, a lavagem das latas chega a reduzir a contaminação microbiológica em cerca de 99%.

De cara com o muro

Esquema de passagens - Jornalista foi vítima do mercado paralelo de passagens aéreas da Câmara e viajou em nome de deputado morto



Blog de Jamildo

Deu em O Globo

Em meio as denúncias do mau uso da cota de passagens aéreas e de um esquema de venda clandestina de passagens, foi descoberto que a Câmara negociou até crédito de passagens aéreas de um deputado morto. Uma das vítimas foi o jornalistas do GLOBO Henrique Gomes Batista. Ele recebeu da agência de turismo Braziliense Travel, em janeiro de 2007, um crédito que lhe era devido por uma viagem não realizada em função do caos aéreo em nome do deputado Helenildo Ribeiro (PSDB-AL). Helenildo, porém, morreu em 21 de dezembro de 2006 em consequência de uma cirurgia no abdome.

Na época, a agência disse que utilizaria o crédito de outros clientes para liberar as passagens do jornalista porque a Gol, empresa aérea que prometera depositar o valor do crédito na conta da Brasiliense Travel, ainda não teria devolvido o crédito dos voos. O procedimento foi questionado, mas a agência informou que era um uma praxe no local, que era apenas uma questão contábil da empresa com sua carteira de clientes.

O GLOBO tentou sem sucesso contatar a empresa, que não opera mais em nenhum dos três endereços que mantinha em 2006 nem está cadastrada no Ministério do Turismo. O site também foi desativado.

Uma comissão de sindicância da Câmara descobriu que agências de viagem tinham acesso direto ao departamento de passagens da Casa num esquema clandestino de venda de bilhetes. Reportagem do Jornal Nacional desta sexta-feira mostra que pelo menos 18 deputados têm os nomes relacionados com a venda ilegal de passagens.

O esquema só pode ocorrer com a participação de alguém do gabinete do deputado. Nele, o passageiro compra e paga a passagem para a agência de turismo. A agência fica com o dinheiro, mas não emite o bilhete. Em seguida, um funcionário da agência entra em contato com o gabinete do deputado e pede que a passagem seja emitida pela cota do parlamentar em nome do comprador do bilhete. Com isso, a Câmara paga à companhia aérea. Por fim, o dinheiro que a agência recebeu do passageiro é dividido com o gabinete do deputado.

Márcio Bessa, dono da Agência Infiniti, de Brasília, admitiu a emissão de passagens para clientes dele na cota do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). Mas de acordo com Bessa, Aníbal Gomes estava pagando uma dívida que tinha com a agência.

Nesta sexta, a Comissão de Sindicância da Câmara constatou que o ministro Eros Grau e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, foram vítimas da máfia de venda de passagens. Eles apareceram como beneficiários de bilhetes na cota dos deputados Paulo Roberto (PTB-RS) e Fernando de Fabinho (DEM-BA) , respectivamente, embora tenham apresentado notas que comprovam a compra das passagens. O esquema também está sendo investigado pelo Ministério Público . O código de emissão da passagem pela Câmara foi trocado, para esconder a irregularidade.

A comissão de sindicância descobriu também que funcionários de agências de turismo que integravam o esquema tinham a senha de deputados e pediam a emissão das passagens aéreas diretamente à Câmara. O corregedor da Câmara, deputado ACM Neto (DEM-BA) disse que tudo será investigado.

Obrigado a recuar e submeter ao crivo dos 512 deputados a norma moralizadora do uso das cotas de passagens aéreas, o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) optou por seguir os passos do colega do Senado, José Sarney (PMDB-AP) e apresentou regras mais restritas. O texto divulgado nesta sexta limita as viagens ao território nacional e extingue a cota extra que os integrantes da Mesa Diretora da Casa tinham direito. Mas mantém esse benefício extra para líderes partidários e de governo , ao contrário do que aconteceu no Senado, onde todos os extras foram cortados.

CHARGE DO DIA I

Microsoft apresenta estratégias para tornar a internet mais segura

A Microsoft apresentou, nesta sexta-feira, suas estratégias para tornar a internet mais segura e confiável. A exposição foi feita por Scott Charney, vice-presidente corporativo do grupo de computação confiável da empresa, durante a RSA Conference, em São Francisco.

Em sua apresentação, Charney convocou a indústria de TI e o governo a participarem de ações contra crimes cibernéticos e a favor de uma internet mais segura por meio de discussões e parcerias.

"A internet tem criado oportunidades incríveis para nossa sociedade, como o e-commerce, redes sociais e governos mais eficientes e rápidos. Mas ela também tem chamado a atenção de criminosos por oferecer conectividade global, anonimidade, dificuldade no rastreamento de atividades online e muitas informações valiosas", explicou Charney. "E mesmo acreditando que os benefícios do uso da internet superam de longe seus riscos, as pessoas ainda precisam estar mais seguras online do que estão hoje".

Durante o último ano, a Microsoft evoluiu seu conceito de Segurança Ponta a Ponta em quatro áreas críticas: fundamentos de segurança e privacidade; segurança atrelada ao hardware; reconhecimento com presença física para casos de denúncias de falsas identidades online; e alinhamento social, político e econômico, com a indústria de TI com o objetivo de promover mudanças efetivas.

Da Agência O Globo

Utilização do Enem como processo seletivo de universidades ainda tem muitos pontos de discórdia

O projeto do Ministério da Educação de unificar os processos seletivos das universidades públicas e privadas em uma única prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está longe de se tornar uma unanimidade. Pelo menos foi isso que ficou claro durante o debate promovido pela Universidade Federal de Pernambuco para discutir o assunto nesta sexta-feira à tarde, no Centro de Convenções da instituição, com a participação de representantes das instituições de ensino superior públicas e privadas, estudantes e professores.

Os presentes no debate foram favoráveis à idéia do MEC, porém todos tinham restrições sérias ao projeto original. O vice-reitor da Universidade de Pernambuco foi um dos que se posicionou contrário a alguns pontos.

“A idéia é excelente, pois vai democratizar o processo seletivo. Porém temos que discutir mais. Não vamos aderir neste ano porque nosso calendário foi aprovado desde 2008 e precisaríamos fazer mudanças drásticas nas datas para nos adequarmos. Um exemplo disso é que nos primeiros dias de janeiro nossas matrículas já estarão sendo efetuadas, enquanto ainda não terá nem saído o resultado do Enem, que está marcado para dia 8 de janeiro”, afirmou.

Quem também fez duras críticas ao calendário do Enem foi o diretor executivo do Sindicato das Escolas Particulares, Arnaldo Mendonça. “Essa adesão deveria ser apenas no próximo ano, pois ainda não foi divulgado o programa da prova, que será realizada em 3 e 4 de outubro. Como vamos adaptar o programa de um ano em apenas cinco meses, sendo um deles de férias? Não tem condições. Nosso calendário termina apenas na primeira quinzena de novembro”, reclamou.

Mas o calendário não é a única preocupação. O conteúdo do que é ensinado no ensino médio e a forma que os estudantes são preparados para o vestibular também foram colocados em xeque. “Atualmente aprendemos apenas a decorar o que o professor nos diz. A prova do Enem é diferenciada e não aprendemos a estudar para ela, pois é um exame que exige um maior raciocínio e pouco decoreba. Os programas e os professores precisarão se adaptar ao novo sistema e o tempo é curto para isso”, disse a presidente regional da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Amanda Mello.

Clique aqui e conheça todas as propostas do MEC às instituições de ensino superiores para utilização do Enem como processo seletivo

De acordo com o reitor da UFPE, Amaro Henrique Pessoa, apesar de tantos pontos abertos, a idéia tem tudo para dar certo. Apesar disso, a instituição ainda não decidiu como vai utilizar o Enem em 2009. O Conselho da UFPE vai se reunir na manhã da próxima quinta-feira para discutir mais uma vez sobre o assunto. “Acho que ninguém deve se desesperar por causa disso. Estou vendo que existem muitos estudantes ansiosos com as possíveis decisões das universidades, mas vamos ter calma e tranquilidade, pois ninguém será prejudicado”, garantiu o reitor.

Pelo visto calma é o que não existe atualmente no dia a dia dos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Vários deles assistiram ao debate e demonstraram medo do futuro. “Gostaria que as universidades decidissem logo, pois só assim começaríamos a nos preparar com menos atraso. Acho que é pouco tempo para mudarmos tudo. Mesmo assim existem outras coisas boas, como concorrer a faculdades de outros estados e municípios fazendo apenas uma prova. Mas nesse momento não estou tranqüilo, pois pode mudar tudo como pode permanecer a mesma coisa”, comentou o estudante do terceiro ano do Colégio Nap, Bruno Apolinário.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Presidente do Santa Cruz contradiz Marcelo Ramos

O presidente do Santa Cruz, Fernando Bezerra Coelho, se defendeu das acusações do atacante Marcelo Ramos nesta sexta-feira. Em suas declarações, FBC contradisse o atacante, que trocou o Tricolor pelo Ipatinga esta semana. Marcelo criticou a postura dos dirigentes e disse que só tinha a agradecer à torcida. Frisou ainda que não houve esforço por parte da diretoria para mantê-lo no elenco.

“Eu só lamento o fato de o Marcelo ter dito que o Santa não se empenho na tentativa da sua permanência. Isso não corresponde a realidade dos fatos. Quando ele nos comunicou do convite do Ipatinga, nós fizemos uma reunião e elaboramos uma contra-proposta. Fizemos um esforço muito grande diante das nossas limitações financeiras, mas infelizmente não foi possível segurá-lo”, disse.

Sobre o processo de contratações visando a Série D do Brasileiro, nenhum jogador foi anunciado ainda. No entanto, o diretor de futebol remunerado, Luis Antônio Ruas Capella, garantiu ter seis atletas praticamente fechados. Todos do interior de São Paulo.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

MEC apresenta mudanças no ensino profissionalizante

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje (24) o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, no campus de Itumbiara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Segundo o coordenador geral de supervisão da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Alécio Trindade, o objetivo do catálogo é reorganizar a educação profissional e dar a cada curso técnico um senso de identidade e valor social.

O catálogo agrupa os cursos técnicos de acordo com as características científicas e tecnológicas em 12 segmentos específicos. Com isso, as 2,8 mil denominações de cursos foram reduzidas para 185.

De acordo com Trindade, isso ocorreu para consolidar os cursos que têm características semelhantes, mas com pequenas diferenças. “Eram cursos que formavam pessoas com o mesmo perfil e a mesma competência. Agora, a linha de formação muda de uma escola para a outra, de uma região para a outra”, disse.

No catálogo, há uma tabela de convergência para ajudar instituições e alunos a localizarem os cursos após a mudança. “A tabela de convergência é orientadora para as escolas, para que elas reorganizarem os cursos, é orientadora para os alunos, para eles se situem e é orientadora também para o mundo do trabalho”, afirmou.

A organização do catálogo contou com a participação de especialistas de todo o país e de representantes dos conselhos estaduais de educação. Além disso, em 2007, foi realizada uma consulta pública para a população sugerir mudanças.

De acordo com o coordenador, o catálogo não é um documento, mas um processo. “Então, todo o ano, em agosto e setembro, a gente abre consulta pública, recebe sugestões da sociedade de novos cursos ou alterações”, disse Trindade.

Os cursos técnicos militares também fazem parte do catálogo. São 21 cursos executados pela Marinha e pela Aeronáutica. Segundo Trindade, os profissionais formados no eixo tecnológico militar não eram reconhecidos no âmbito civil.

Outra novidade apontada pelo coordenador é a implantação do Sistema de Informação da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) que já está sendo desenvolvido e irá agregar dados sobre cursos, vagas e escolas técnicas. “Já temos mais de 2 mil alunos cadastrados no sistema e a gente espera no final de 2009 ter todos os alunos ingressantes como parte da implantação do sistema”, afirmou.

“A gente vai ter a validade do diploma pelo sistema, além de visibilidade nacional e vamos ter também, ao longo do tempo, o currículo do próprio trabalhador, validados pelas escolas. O nosso trabalho é de articulação nacional, para colocar a população dentro desse sistema”, finalizou.

Da Agência Brasil

Justiça fecha curso de medicina que funcionava sem autorização

A Justiça Federal de Pernambuco determinou a suspensão das atividades da Faculdade de Medicina de Garanhuns (PE).

A instituição particular de ensino, mantida pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), funcionava desde junho de 2008 sem credenciamento e autorização do Ministério da Educação (MEC).

A faculdade argumentava que tinha autorização do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para funcionar, mas por determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a autorização, credenciamento, reconhecimento e supervisão de cursos é de responsabilidade da União.

Em junho do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) denunciou a abertura irregular do curso. O MEC tentou impedir a realização do vestibular, mas a instituição conseguiu cassar a liminar. As provas foram aplicadas e 60 alunos foram matriculados.

A sentença da juíza federal substituta Amanda Gonçalves Stoppa determina que as atividades da Fameg devem ficar suspensas “até que seja devidamente autorizado o seu funcionamento pelos órgãos competentes”.

A juíza também condenou o ITPAC a devolver o dinheiro pago pelos alunos pela inscrição no processo seletivo, matrícula e mensalidades. O instituto também deverá ressarcir cada estudante prejudicado por danos morais com o valor de R$ 10 mil.

Da Agência Brasil

Governo autoriza concursos públicos para Receita Federal e Exército

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, autorizou concursos públicos para a Receita Federal do Brasil selecionar 450 auditores federais e 700 analistas tributários, com vencimentos mensais de R$ 12.535,36 e R$ 7.095,53 respectivamente – valores de hoje, que serão corrigidos para R$ 13.067,00 e R$ 7.624,56 em julho deste ano.

A informação foi divulgada no Diário Oficial da União de hoje (24), que publicou autorização também para o Exército selecionar 87 servidores em diferentes cargos na área de ciência e tecnologia, em todos os níveis de escolaridade. Os salários também variam de R$ 1.890,37 para auxiliar técnico até R$ 9.309,87 para pesquisador em ciência e tecnologia.

De acordo com as respectivas portarias publicadas pelo Diário Oficial, cabe aos ministérios da Fazenda e da Defesa lançar os editais de abertura dos concursos no prazo máximo de seis meses. As nomeações só poderão ocorrer com a permissão do Ministério do Planejamento.

Da Agência Brasil

ANS divulga teto de reajuste para planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 6,76% o teto de reajuste para os planos de saúde individuais ou familiares (firmados por pessoas físicas), contratados a partir de janeiro de 1999, os chamados planos novos. Também estão incluídos os planos adaptados à Lei 9.656/98. O reajuste incide sobre cerca de 6,5 milhões de consumidores, ou seja, 12,4% do total de 52 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil.

O índice máximo a ser aplicado foi definido em reunião da diretoria e será publicado no Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (27). O Diretor-Presidente da ANS, Fausto Pereira dos Santos, relembrou que, na ocasião da edição da RN 167, a ANS esclareceu que avaliaria a influência que estas mudanças trariam ao setor da saúde suplementar, tanto em relação a um possível impacto econômico nas operadoras como também quanto à qualidade da assistência à saúde que o novo rol garante. O índice encontrado, no entanto, ficou bem abaixo do esperado pelas operadoras de planos de saúde.

O índice de reajuste tem vigência a partir de 1º de maio de 2009 e será aplicado ao longo de 12 meses, devendo ser observada a data de aniversário do contrato do beneficiário. Ao receberem seus boletos de pagamento os beneficiários devem conferir se o índice está claramente identificado no mesmo. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com a Central de Relacionamento via Disque-ANS (0800 701 9656); pela página na Internet; ou em um dos 12 Núcleos Regionais de Atendimento e Fiscalização (Nuraf) existentes no país. A relação de endereços está disponível no site da ANS.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Aulas do Programa S2B começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (27) as aulas do Programa Student to Business (S2B). A ideia é estimular competências e habilidades em áreas específicas de Tecnologia da Informação (TI), inserindo os estudantes no mercado de trabalho. Foram aprovados 88 alunos da rede pública estadual de ensino médio. A relação dos classificados para a segunda etapa do Programa está disponível no site www.sectma.pe.gov.br.

Realizado em três etapas, o S2B irá abordar as áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura TI. Das quase 500 pessoas que se inscreveram para realizar o Programa, 360 foram selecionadas para a primeira etapa, realizada na última quarta-feira (22), na Etepam.

A avaliação para a terceira e última etapa do Programa acontecerá no dia 25 de maio. Os 63 classificados para a fase final, que será iniciada no dia 27 de maio, aplicarão as competências e habilidades desenvolvidas na elaboração de um projeto. No decorrer dessa fase, os alunos também serão submetidos a uma avaliação de idiomas (inglês e espanhol). Nos dias 18 e 19 de junho, os projetos desenvolvidos serão apresentados a uma banca examinadora. O resultado final será divulgado no dia 23 de junho.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Oncologista diz que chance de cura total de Dilma Roussef é alta

O oncologista Paulo Hoff afirmou que um linfoma detectado em estágio inicial, como no caso da ministra Dilma Roussef, 61 anos, tem chance de cura altíssima, superior a 90%. Segundo ele, é possível considerar o paciente totalmente curado após o tratamento. Neste momento, segundo ele, não há evidência de sintomas na ministra.

Segundo a hematologista Yana Novis, o tumor tinha apenas 2 centímetros e estava em estágio 1, inicial, e é do tipo denominado Linfoma de Grandes Células. O tratamento quimioterápico, diz a médica, deve durar cerca de 4 meses e as sessões serão de 4 horas. Após a aplicação, segundo ela, Dilma deverá ir para casa e poderá trabalhar normalmente no dia seguinte.

Dilma Roussef ressaltou a importância de ter se submetido a exames preventivos, pois o câncer linfático não apresenta sintomas no estágio inicial.

Da Agência Globo

Exposição em redes sociais na internet pode levar à demissão

Cada vez mais empresas estão checando sites de redes sociais na internet e demitindo funcionários em caso de exposição que consideram indevida. Os casos, porém, ainda são polêmicos, porque vão desde situações claras para dispensa a outras nem tão óbvias assim, ou quando o empregado não tem a intenção de prejudicar terceiros. Além disso, a discussão envolve questões como privacidade e anonimato.

Em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, um motorista de uma empresa de ônibus foi demitido, em 2007, sob o argumento de que integrava uma comunidade que hostilizava a companhia no Orkut, onde também teria feito um comentário ofensivo contra a mesma. O motorista tenta reverter a demissão por justa causa na Justiça do Trabalho, mas já perdeu em duas instâncias. Ele alega que qualquer pessoa poderia ter cadastrado o seu nome de forma indevida na comunidade.

"Hoje temos muitos casos como esse nos tribunais. Não são poucos não", observa o advogado Leandro Bissoli, sócio do escritório Patrícia Peck Pinheiro Advogados.

Segundo Bissoli, empregados que criam comunidades da empresa onde trabalham ou que falam mal de algum colega nas redes sociais estão entre os mais demitidos:

"Normalmente, essas são as situações mais comuns. Temos ainda funcionários, como operadores de telemarketing, que fazem chacota de clientes em fóruns de discussão".

Da Agência O Globo

Alunos do Programa Travessia encerram atividades

Mais de 12 mil estudantes participam da formatura das primeiras turmas do Programa Travessia, iniciadas em setembro de 2007. A cerimônia acontecerá neste domingo (26), às 15h, no Centro de Convenções, em Olinda. O evento contará com a participação do governador Eduardo Campos e do secretário Danilo Cabral, assim como de representantes da Fundação Roberto Marinho. Após a cerimônia, a banda Nação Zumbi fará um show para os formandos e seus familiares.

O Travessia é um programa de aceleração dos estudos destinado aos alunos da rede estadual que apresentam dois ou mais anos de distorção idade-série. De acordo com o censo escolar 2006, 70% dos estudantes matriculados no ensino médio em Pernambuco apresentam distorção entre a idade e a série. A inscrição do Programa é feita por adesão e os participantes levam 18 meses para concluir o ensino médio.

Em 2008, o número de adesões cresceu e cerca de 40 mil jovens estão hoje nas salas de aula tendo a oportunidade de concluir a educação básica em menos tempo e com qualidade. Em 2009, a expectativa é manter o atendimento para mais 40 mil jovens.

Aulas - Todos os estudantes do Travessia recebem material didático, além de um Caderno de Cultura e de quatro livros paradidáticos. As salas do Programa são equipadas com televisão e aparelho de DVD para que sejam assistidas as aulas do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho. Os jovens são acompanhados por dois professores – um da área de exatas e um da área de humanas. Durante as aulas, os alunos são incentivados a discutir temas da atualidade e de realizar trabalhos pedagógicos que envolvam questões sociais, culturais e de cidadania.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Curso sobre direito dos idosos

Idade avançada tem um peso a mais, além do corpo cansado: o preconceito e o desrespeito às pessoas mais velhas. Com o objetivo de romper essa lógica e promover a civilidade na terceira idade, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) inicia, a partir desta quarta-feira, um minicurso sobre os direitos do idoso.

As aulas, que fazem parte do projeto "Universidade não tem idade", serão ministradas pelo professor José Maria da Silva e prosseguirão durante as segundas-feiras do próximo mês, no período noturno. A carga-horária total é 15 horas-aula. São disponibilizadas 30 vagas. O valor do curso é R$ 65.

Inscrições pelo site www.unicap.br/universidade.

Mais informações pelo (81) 2119-4146

Para conferir outros cursos clique aqui

Do DIARIO DE PERNAMBUCO

Brasil vai ter bibliotecas públicas em todos os municípios até julho

O Ministério da Cultura estabeleceu julho como prazo para cumprir a meta de ter pelo menos uma biblioteca em cada um dos 5.562 municípios brasileiros. Atualmente, 331 cidade do país ainda não têm qualquer tipo de biblioteca, seja municipal ou em escolas públicas. Para o coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura, Fabiano dos Santos, o marco é importante, mas também é preciso olhar para as condições desses espaços.

“Zerar o número de municípios sem biblioteca no Brasil é uma dívida social centenária que temos com a sociedade brasileira. É fundamental que o país consiga alcançar essa meta, mas é preciso criar uma rede articulada para que essas bibliotecas se tornem um espaço de formação de leitura”, disse Santos, em entrevista à Agência Brasil.

Segundo ele, nos meses de maio e junho será feita a entrega dos últimos kits para os municípios, com um acervo de 2,5 mil livros, equipamentos eletrônicos e mobiliário. A data para inauguração desses espaços está marcada para 25 de julho, quando será promovido pelo ministério o Dia D da Leitura em todo o país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir a uma dessas localidades para a inauguração de uma biblioteca.

Para o pesquisador do Instituto Pró-Livro, Galeno Amorim, a notícia deve ser comemorada. “A biblioteca tem um papel extraordinário no desenvolvimento e na formação de leitores. Não existe um único país do mundo que tenha conseguido chegar à condição de desenvolvido sem ter antes resolvido o seu problema de acesso à educação e aos livros”, aponta. Mas ele lembra que é fundamental criar estratégias nacionais para que as bibliotecas funcionem de maneira adequada.

Além de implantar a biblioteca em locais em que ela não existe, Santos conta que o ministério está modernizando outros equipamentos em 400 municípios. De acordo com Galeno, o país tem hoje 6 mil bibliotecas municipais e 60 mil escolares, além das comunitárias. Mas muitas delas estão em situação precária, o que acaba afastando o leitor em potencial.

“Apenas um em cada 10 brasileiros vai com freqüência a um biblioteca. Quando o leitor vai uma, duas, três vezes à biblioteca e não encontra o livro, ele começa a se desinteressar. Eles acham que de alguma maneira podem estar perdendo tempo e se afastam da biblioteca”, explica. Uma das principais estratégias para atrair o público é garantir um horário de funcionamento da biblioteca para além do expediente comercial e, além disso, garantir que haja profissionais habilitados trabalhando nesses espaços, além de acervos periodicamente atualizados.

Para receber um kit biblioteca do Ministério da Cultura, a prefeitura precisa criar a biblioteca por lei, estabelecer dotação orçamentária e quadro funcional para a manutenção do espaço, além de prever uma programação cultural para o local. “O que está por trás disso tudo é um conceito de biblioteca como centro de produção e difusão da arte e da cultura, como espaço dinâmico e interativo, não apenas de ser um depósito de livros, mas um espaço de acesso aos bens culturais e formação de leitura”, explica Santos.

A maioria dos pouco mais de 300 municípios que ainda não têm biblioteca são da Região Norte e Nordeste. Mas, segundo Santos, é possível que o número seja maior. “Isso porque os sistemas nacionais e estaduais de bibliotecas, utilizados para fazer esse levantamento, apontam que em um local há uma biblioteca, mas ela pode ter sido fechada”, diz. De acordo com o coordenador, o ministério está fazendo uma pesquisa in loco para checar o funcionamento desses espaços.

Santos conta, ainda, que em alguns municípios a prefeitura diz não ter interesse em receber uma biblioteca. “Como eles têm que ter o espaço, além de criar a biblioteca, alguns prefeitos têm resistência. Eles não consideram que seja um equipamento importante para a cidade”, diz. Ele pede aos moradores de cidades sem biblioteca que entrem em contato com o ministério para informar a situação. Um link no site do ministério permite o acesso a um formulário para que o problema seja comunicado.

Galeno Amorim, do Instituto Pró-Livro, sugere que, nesses casos, a sociedade pressione as autoridades locais para exigir o que é um direito, o acesso à cultura.

Da Agência Brasil

Reutilização excessiva de óleo de cozinha em restaurantes causa danos à saúde

A reutilização excessiva do óleo de cozinha de alimentos por restaurantes produz elementos tóxicos que podem causar doenças degenerativas, cardiovasculares e envelhecimento precoce, segundo o pesquisador Márcio Antônio Mendonça, do Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília (UnB). Mendonça analisou o óleo de fritura de quatro restaurantes do Distrito Federal, que servem quatro mil refeições por dia.

O óleo de fritura nesses estabelecimentos, constatou o pesquisador, chegava a apresentar acidez quatro vezes maior que o percentual de 0,3% permitido ao produto quando sai da fábrica. O índice de gordura saturada, acrescentou, também era três vezes maior do que o estabelecido pela lei. "O óleo perde seus constituintes naturais com a reutilização e forma compostos tóxicos, prejudiciais à saúde” afirmou Mendonça.

A reutilização excessiva do óleo também pode causar irritação na mucosa gástrica e piorar o estado de pessoas que tem gastrite, por exemplo, além de diminuir o valor nutritivo do alimento, segundo a nutricionista Elke Stedefeldt, da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Em uma pesquisa prévia para selecionar os restaurantes cujo óleo seria analisado, Mendonça encontrou alguns que usavam o mesmo óleo por até 20 dias. Os quatro selecionados para o estudo reutilizavam por até 10 dias. Segundoele, o óleo dos estabelecimentos estava em boas condições até o sexto dia de uso.

Elke recomenda que os restaurantes tenham uma forma de controlar a qualidade do óleo. "Hoje existe no mercado fitas que você pode utilizar no controle desse óleo. Elas avisam quando você deve descartá-lo, porque depende do alimento e do tempo de fritura. Há vários fatores que influem no tempo de troca desse óleo”. Elke e Mendonça recomendam que, em casa, o óleo seja descartado a cada fritura.

O consumidor pode identificar visualmente se o alimento foi frito em óleo velho, segundo Mendonça. “Um alimento frito no óleo novo fica com características de cor mais clara, mais crocante. Um alimento frito em um óleo já em processo de degradação fica com manchas escuras.”.

O Brasil ainda não tem uma lei sobre descarte do produto. “Hoje o dono de restaurante pode reutilizar o óleo quantas vezes ele quiser”, afirmou Mendonça. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem 10 recomendações sobre o uso e descarte do óleo de cozinha. Entre elas, filtrar o material após o uso, jogá-lo fora se surgir espuma ou fumaça, aquecê-lo a, no máximo, 180ºC, evitar completar óleo velho com novo e não descartá-lo na rede pública.

Da Agência Brasil

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CHARGE DO DIA VI

Lula: Bate-boca no STF não representa uma crise



O presidente Lula negou, na Argentina, que a discussão de ontem, entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa, represente uma crise institucional. E, na opinião dele, este assunto não deve ser exposto na imprensa. Mais informações em UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/

Nelsinho Baptista acredita na classificação do Palmeiras



Com a experiência de ter dirigido o Colo-Colo, Nelsinho Baptista, atual técnico do Sport, acredita na classificação do Palmeiras no Chile. Confira os detalhes com o repórter Vander Luiz, da Jovem Pan Online. Mais vídeos no endereço http://www.jovempanonline.com.br

Lucro da Microsoft cai; cronograma do Windows é mantido

SEATTLE (Reuters) - O lucro trimestral da Microsoft caiu 32 por cento, mas suas ações subiram uma vez que investidores receberam com agrado as iniciativas de corte de custos e o anúncio de que o lançamento do sistema operacional Windows 7 deve acontecer em breve.

A empresa, maior no setor de softwares, não apresentou expectativas de lucro nesta quinta-feira, após ter retirado as estimativas em janeiro, mas afirmou que espera que os sinais de fraqueza no mercado se mantenham até pelo menos o próximo trimestre.

O relatório da Microsoft, que segue uma atuação forte da Apple e de outras gigantes da tecnologia no início da semana, agradou analistas, alguns dos quais esperavam números piores.

"É bom saber que eles estão controlando custos, porque é algo que podem controlar. Eles não podem fazer muito sobre a demanda," disse Kim Caughey, da gestora Fort Pitt Capital Group.

"Eles têm uma boa temporada de atualização de produtos à frente, o que deve possibilitar que mantenham sua participação de mercado", acrescentou, em referência ao novo Windows 7.

A Microsoft disse que tem como alvo de despesas operacionais no ano fiscal algo entre 26,7 bilhões e 26,9 bilhões de dólares. O valor é inferior aos 27,4 bilhões de dólares almejados três meses atrás.

Em janeiro, a empresa afirmou que poderia promover até 5.000 demissões, um pouco acima de 5 por cento de seu quadro de 96.000 empregados, ao longo de 18 meses, em uma tentativa de economizar 1,5 bilhão de dólares por ano. À época, foram feitas 1.400 demissões.

A Microsoft relatou lucro de 2,98 bilhões de dólares, ou 0,33 dólar por ação, no terceiro trimestre fiscal, em comparação com 4,39 bilhões de dólares, ou 0,47 dólar por ação, no mesmo período do ano anterior.

Sem considerar o custo das recentes demissões e o preço de investimentos enfraquecidos, a Microsoft informou lucro de 0,39 dólar por ação. Isso atende às estimativas de analistas, segundo a Reuters Estimates.

As vendas caíram 6 por cento, para 13,65 bilhões de dólares, a primeira queda na receita trimestral na comparação ano a ano nos 34 anos da Microsoft. Analistas esperavam 14,1 bilhões de dólares.

As ações da empresa subiram 4 por cento no pregão after market.

(Reportagem de Bill Rigby)

Sport é tetracampeão Pernambucano de 2009

Aprenda a copiar DVDs para o seu HD


Programas gratuitos te ajudam na tarefa

Ripar CDs é uma atividade comum, feita por vários programas de software. Já ripar DVDs (jargão computacional para copiar o DVD no disco rígido do seu PC) é uma tarefa um pouco mais complicada, mas muito útil na hora de manter uma cópia de segurança (backup), ou quando quiser assistir ao DVD em seu computador. O Olhar Digital separou softwares gratuitos voltados para essa tarefa. Mas fique atento: pirataria é crime! Só utilize os programas caso tenha direitos sobre as imagens.

DVD shrink

Auto gk

Já conhece a área de downloads do Olhar Digital? Clique AQUI e baixe vários programas, gratuitamente!

Demora de 7 meses em análise de aposentadoria faz Estado indenizar professora

Última Instância

A 1ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça), em decisão unânime, determinou que o Estado do Mato Grosso do Sul deve indenizar uma servidora pela demora injustificada da administração pública para apreciar seu pedido de aposentadoria.

De acordo com o tribunal, ela foi obrigada continuar exercendo compulsoriamente suas funções de professora efetiva. A aposentadoria foi solicitada em julho de 1996, mas só foi concedida em 18 de setembro de 1997.

A professora então entrou com ação de indenização contra o Estado buscando receber o valor referente ao trabalho prestado no período superior ao necessário para a concessão de sua aposentadoria, ou seja, sete meses e 21 dias, além de férias proporcionais e décimo terceiro salário.

Decisão de primeira instância foi favorável à professora. Para o juiz, apesar de ser evidente que o administrador público deve ter algum tempo para a prática do ato administrativo e ainda que, como no caso, não haja prazo legal para tal cumprimento, este deve enquadrar-se no razoável —limite que, para ele, seria de 30 dias.

Assim, determinou que o Estado ressarcisse a professora pelo trabalho compulsório, tomando-se como parâmetro o valor à época dos vencimentos da servidora (R$ 476,43, em março de 1997), totalizando R$ 3.668,51, sem qualquer desconto previdenciário e atualizado monetariamente, acrescidos dos juros de mora de 0,5% ao mês, contados desde a data da citação.

No entanto, a sentença foi alterada pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul, para quem “o processo administrativo pertinente à aposentadoria tramitou perante vários órgãos da administração pública, de forma que o aguardo pelo período de um ano, três meses e 17 dias para a concessão do pedido de aposentadoria não enseja a pretensa indenização”.

O ministro Teori Albino Zavascki, relator do recurso especial no STJ, restabeleceu a condenação do Estado.

O entendimento é o de que o simples fato de a pessoa ser compelida a trabalhar em período no qual, legalmente, já poderia fazer jus à mesma renda na inatividade, decorrente dos proventos de aposentadoria, já configura evento lesivo ao interesse da parte e à livre manifestação de vontade.

Deputados cantam - Tudo passa

"Não está falando com seus capangas lá em mato grosso" “Vossa Excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário”, diz Barbosa para Gil



Do Blog Acerto de Contas

Pelo que entendi, o Ministro Joaquim Barbosa teria votado errado em algum momento, e estava reclamando por não ter tido chance de ler o processo. A decisão ao que me parece foi a que garantiu aos donos de cartório ter a aposentadoria paga pelo Estado.

Mas o melhor não foi isso, e sim a discussão entre Barbosa e Mendes.

Segundo Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes estaria “destruindo a justiça brasileira”.

“Vossa Excelência está na mídia destruindo a credibilidade do Judiciário”, diz Barbosa, que completa”: “Vossa Excelência não está falando com seus capangas do Mato Grosso”.

E deu uma dica: “Saia à rua Ministro Gilmar”

______________________________

* Post publicado originalmente às 20:24h de ontem.

CHARGE DO DIA V

Manifesto Online Estou com Barbosa e não abro… Apoie você também

Do Blog Acerto de Contas

As palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa, ontem, dão esperanças ao povo brasileiro. Enfim, um homem sério no Judiciário se pronuncia contra a aberração ética, moral e jurídica que é o senhor Gilmar “Dantas” Mendes. O blog está lançando um abaixo-assinado online em apoio a Joaquim Barbosa. Assine você também.

Gilmar conseguiu arrancar, ainda ontem, a assinatura de apoio de oito dos 11 ministros do STF. Foi uma carta curta que diz o seguinte: “Os ministros do Supremo Tribunal Federal que subscrevem esta nota, reunidos após a sessão plenária de 22 de abril de 2009, reafirmam a confiança e o respeito ao senhor ministro Gilmar Mendes na sua atuação institucional como presidente do Supremo, lamentando o episódio ocorrido nesta data.”

Só não assinaram Ellen Gracie (que estava ausente) e o próprio Joaquim Barbosa, obviamente.

A sociedade brasileira precisa responder a isso. Se a maioria do STF está com Gilmar Mendes, estou certo de que a parcela esclarecida da sociedade está com Joaquim Barbosa.

Assinem o manifesto e encaminhem para todos que vocês conhecem. O texto é curto e grosso:

“Se você concorda com o ministro Joaquim Barbosa e acha que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, está “destruindo a credibilidade do Judiciário” e que ele deveria ’sair às ruas’ para julgar de acordo com as necessidades do povo brasileiro e não em favor das elites, assine este manifesto de apoio.”

Como diria Dante, na Divina Comédia: “Os lugares mais quentes do inferno estão reservados àqueles que se omitiram num momento de crise.”

Não se omita!

————————————–

PS: Só fiquei sabendo depois de iniciada a coleta de assinaturas. O site Ipetition, que oferece o serviço de abaixo-assinado online gratuitamente, pede por uma doação após o seu voto. Quero esclarecer que a doação não é obrigatória e que sua assinatura é computada de primeira, independetemente de querer ou não realizar a doação ao Ipetition posteriormente. Quem não estiver interessado em doar, basta fechar a janela quando essa mensagem aparecer.

39 comentários -

TCU denuncia irregularidades no Prouni



O Programa Universidade para Todos, criado para beneficiar estudantes de baixa renda, acabou ajudando até quem tem carros de luxo.

Nos últimos dias para prestar contas ao Leão, Pernambuco.com promove chat com delegado da Receita

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, ano-base 2008, já entrou na reta final. Mas como acontece todos os anos, o brasileiro deixa para acertar as contas com o Leão na última hora. Até as 10h30 de segunda-feira, o total de documentos enviados à Receita Federal chegou a 11,690 milhões, número que representa 46,76% dos 25 milhões de declarações esperadas para este ano, ou seja, mais da metade dos contribuintes vai deixar a entrega para a última hora.

O prazo de entrega vai até a meia-noite (horário de Brasília) de 30 de abril para quem usar a internet. Nos outros casos, o contribuinte terá que observar o horário de atendimento das agências bancárias ou dos Correios. Quem não enviar os dados dentro do prazo terá de pagar multa de R$ 165,74.

Clique aqui e confira o especial sobre Imposto de Renda

Neste ano, a Receita Federal tem alertado os contribuintes para observar com atenção o preenchimento da parte referente a pagamentos e doações. Ao informar os dados do pagamento, é importante demonstrar também quem foi o responsável pela referida despesa.

São obrigadas a declarar o Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam, no ano passado, acima de R$ 16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos acima de R$ 40 mil no ano passado também terá de acertar as contas com a Receita.

O envio da declaração é obrigatório ainda para sócios de empresas, pessoas físicas com patrimônio superior a R$ 80 mil (pelo valor de compra) em 31 de dezembro e para quem exerceu atividade rural e recebeu acima de R$ 82,5 mil em 2008.

Os programas para o preenchimento e a transmissão dos dados estão disponíveis na página da Receita na internet. O contribuinte também pode entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil e em formulário de papel nas agências dos Correios.

On line - Para ajudar os contribuintes que ainda não prestaram contas ao Leão, o Pernambuco.com realiza amanhã (23) um chat com Alexandre Rêgo, delegado adjunto da Receita Federal no Recife. A partir das 10h, você pode tirar dúvidas e esclarecer detalhes sobre a entrega do documento que termina no próximo dia 30 de abril.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da Agência O Globo

CHARGE DO DIA IV

Chat tira dúvida do IR. Contribuinte tem até dia 30 para declara sem multa

O contribuinte tem apenas oito dias para entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2009, ano-base 2008. Mas como acontece todos os anos, o brasileiro deixa para acertar as contas com o leão na última hora. Até 10h30 da última segunda-feira, o total de documentos enviados à Receita Federal chegou a 11,69 milhões, número que representa 46,76% dos 25 milhões de declarações esperadas para este ano. Isso significa que mais da metade dos contribuintes vai deixar a entrega para a última hora. Para ajudar os contribuintes que ainda não prestaram contas ao leão, o Pernambuco.com realiza hoje um chat com Alexandre Rego, delegado-adjunto da Receita Federal no Recife. A partir das 10h, você pode tirar dúvidas e esclarecer detalhes sobre a entrega do documento.

Clique aqui e confira o especial sobre Imposto de Renda

O prazo de entrega vai até a meia-noite (horário de Brasília) de 30 de abril próxima quinta-feira - para quem usar a internet. Nos outros casos, o contribuinte terá que observar o horário de atendimento das agências bancárias ou dos Correios. Até porque, também é o último dia para o pagamento do imposto devido. Tanto para a cota única quanto para a primeira quota do parcelamento. Quem não enviar os dados dentro do prazo terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido.

Neste ano, a Receita Federal tem alertado os contribuintes para observar com atenção o preenchimento da parte referente a pagamentos e doações. Ao informar os dados do pagamento, é importante demonstrar também quem foi o responsável pela referida despesa.

São obrigadas a declarar o Imposto de Renda as pessoas físicas que receberam, no ano passado, acima de R$ 16.473,72 em rendimentos tributáveis (que pagam impostos). Quem teve rendimentos não-tributáveis ou isentos de impostos acima de R$ 40 mil no ano passado também terá de acertar as contas com a Receita.

O envio da declaração é obrigatório ainda para sócios de empresas, pessoas físicas com patrimônio superior a R$ 80 mil (pelo valor de compra) em 31 de dezembro e para quem exerceu atividade rural e recebeu acima de R$ 82,5 mil em2008.

Os programas para o preenchimento e a transmissão dos dados estão disponíveis na página da Receita na internet. O contribuinte também pode entregar a declaração em disquete nas agências do Banco do Brasil e em formulário de papel nas agências dos Correios.

Do Diario de Pernambuco

Santos é eliminado pela Copa do Brasil



Foi a grande surpresa da noite e maior zebra da competição. Ninguém esperava o time fora da competição.

CHARGE DO DIA III

Mais de 3 mil novos PMs são capacitados para atuar com crianças e adolescentes

Três mil e cem novos policiais militares que começam a atuar em junho, iniciam hoje uma capacitação para atuar em situações que envolvam crianças e adolescentes. O curso é fruto de uma parceria entre a 3ª Vara da Infância e Juventude da Capital, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Polícia Militar do Estado (PM).

A primeira etapa da capacitação acontece nesta quinta-feira, no auditório do Centro Integrado da Criança e do Adolescente (Cica), na Rua Fernandes Vieira, Boa Vista. Divididos em turmas de 110 pessoas, os futuros PMs vão assistir aulas ministradas por uma equipe multidisciplinar, composta pela juíza titular da vara, Dilza Christine Lundgren de Barros, psicólogos e um assistente social do TJPE e dois capitães da PM.

De acordo com Dilza Lundgren, o curso trabalha os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demonstrando qual deve ser a conduta adequada que os policiais devem adotar em situações que envolvam crianças e adolescentes, analisando alguns conceitos referentes ao assunto e apresentando os órgãos envolvidos com a questão da Infância e Juventude.

Os grupos também terão acesso a um guia prático elaborado pela magistrada demonstrando a conduta adequada diante das crianças e adolescentes. Posteriormente, a capacitação será estendida ao restante do contingente, formado por 17 mil policiais.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Sport busca reforços. Gilmar, do Náutico, é um dos especulados

Apesar de deter um banco de reservas competitivo e munido de diversas peças-chave, o Sport demonstra ainda possuir carências em alguns setores. A diretoria leonina trabalha para suprir lacunas em posições como a lateral e a zaga. Com o ala direito Moacir atuando sem uma sombra entre os suplentes, uma vez que Jonas não tem rendido o esperado, cogita-se o interesse do Leão em contratar o lateral-direito Maranhão, do Guarani.

Outro atleta do Bugre, time da segunda divisão do Brasileirão e do Campeonato Paulista, parece estar nos planos do Sport. Trata-se do zagueiro Valter. O jogador, inclusive, foi indicado pelo treinador Nelsinho Batista.

Especulações dão conta da vontade do campeão pernambucano em ser reforçado pelo atacante Gilmar, autor de 18 gols, pelo Náutico, na atual temporada. Os dirigentes rubro-negros não confirmaram a informação e se limitaram a dizer que “todo bom jogador interessa ao Sport”. Já em relação ao ex-alvirrubro Acosta, o diretor de futebol Guilherme Beltrão declarou que o atleta não pisa na Ilha do Retiro enquanto ele estiver no clube.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Porto Digital aprova projetos que somam cerca de R$ 20 milhões

Mais de R$ 20 milhões em investimentos deverão ajudar as empresas locais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) nos próximos meses, além de funcionarem como atrativo a mais para novas companhias se instalarem no Porto Digital, maior polo do setor em Pernambuco e um dos maiores do país.

Pelo menos é nisto que acredita o presidente do Núcleo Gestor do Porto Digital, Francisco Saboya, que vai apresentar na próxima segunda-feira, às 11h, na sede do Porto Digital, 15 projetos (ou motivos) para ajudar no desenvolvimento das companhias instaladas no Recife Antigo. O dinheiro corresponde aos diversos projetos, nas mais diversas áreas, já aprovados pela administração do Porto Digital e que visam à capacitação e à qualificação da mão-de-obra e das empresas locais.

A verba vem, principalmente, dos programas e parcerias junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério de Ciência e Tecnologia e o governo do Estado - podendo ser, na maioria dos casos, pleiteada nos próximos anos por todas as companhias embarcadas. Para isso, cada uma das interessadas deverá desenvolver o seu próprio projeto e dar entrada no NGPD - como se fosse solicitar uma linha de crédito voltada exclusivamente para o Porto Digital.

"Entramos numa nova fase, com uma série de novas possibilidades que começam a se tornar realidade. Até agora, atraíamos empresas apenas por causa de nossos bens intangíveis - como pelo fato de congregarmos diferentes pessoas e habilidades num mesmo lugar, mas queremos oferecer mais do que isto - como a melhoria dos nossos padrões de qualidade", explica Saboya.

Entre as possibilidades, o NGPD oferecerá crédito para formação de capital humano em tecnologia da informação (R$ 1,2 milhão), certificação de empresas (R$ 660 mil), incubação de projetos (R$ 1,2 milhão) e responsabilidade social (R$ 150 mil), além de infraestrutura em banda larga (R$ 456 mil) e requalificação imobiliária (R$ 1,1 milhão). Outras entidades deverão funcionar como parceiras, como o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (um dos responsáveis pelo programa de capacitação), o Softex Recife, o Sebrae e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Na hora de submeter os projetos, as empresas embarcadas terão ainda que garantir uma contrapartida de 50% de investimento no projeto (isto é, o NGPD entrará com 50% do custo e as companhias interessadas deverão entrar com os outros 50%), além de pleitearem propostas realmente inovadoras e de responsabilidade social. "Não estamos simplesmente dando dinheiro às empresas, mas conseguindo dinheiro para investir e ajudar a desenvolver todas aquelas embarcadas por aqui", completa Saboya.

Por Thiago Marinho, do Diario

Ministro explica nova Lei Rouanet no Recife

O primeiro Fórum de Gestores Públicos de Cultura, que reúne quatorze municípios de Pernambuco, incluindo Recife e Olinda, se reúne com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, na tarde desta quinta-feira 23, na Casa da Indústria. Em pauta, a mudança sugerida para a Lei Rouanet tem provocado burburinho também no meio cultural de Pernambuco.

Outro objetivo é estabelecer um intercâmbio de informações e criar um canal permanente de debate. O encontro será aberto a gestores e a toda classe de produtores culturais. "Sei que agora existem mecanismos de pontuação para avaliar melhor os projetos, mas quero saber os detalhes desta pontuação, como serão escolhidas as pessoas que farão parte dos conselhos", coloca Márcia Souto, secretária de cultura de Olinda.

Márcia diz que, mesmo sendo positivo o objetivo central de modificação da Lei Rouanet, que é a descentralização, é preciso que os interessados (no caso, os gestores e classe produtora independente) saibam como isso vai funcionar. Atualmente, para a prefeitura barganhar algum recurso, via Lei Rouanet, é preciso que o projeto seja feito por outra instituição, que depois repassará o dinheiro para a Prefeitura.

"O projeto de embutir os fios da Cidade Alta recebemos via FADE", conta Luciana. Ela está confiante de poder, a partir da reforma, receber os recursos federais para cultura através de transferência direta para o Fundo Municipal de Cultura. O FMC de Olinda, no entanto, ainda não está regulamentado.

"A nova lei avança em dois aspectos muito interessantes: descentralizar os recursos e também organizar as estruturas nas esferas estaduais e municipais. Nesse ponto, o Recife está mais avançado que a gente. Ainda estamos fechando nosso cadastro cultural, só depois de aprontar tudo isso é que poderemos ter acesso aos recursos do Fundo", explica Márcia.

O secretário de Cultura do Recife, Renato L, diz que a idéia de reunir os gestores em torno do tema é para deflagrar uma série de sugestões que serão encaminhadas ao Ministério da Cultura para incorporação à nova Rouanet.

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR, com informações da repórter Michelle de Assumpção

Você sabe se sofre de hipertensão?



Uma pesquisa da Sociedade de Cardiologia mostra que apenas seis de cada cem paulistas sabem qual é a pressão arterial ideal.

UPE oferece curso em gestão cultural

A Universidade de Pernambuco, campus Caruaru oferece, nos próximos dias 25 e 26 de abril e 9 e 10 de maio, o curso em Gestão Cultural, voltado para a criação de empreendimentos culturais e de auto-gestão no município. Entre os temas a serem debatidos estão financiamento à cultura, elaboração de projetos e empreendedorismo cultural.

O curso faz parte do projeto Fragmentos de Gestão e Cultura, projeto de extensão da UFPE, que visa estimular a capacidade de criação e gestão de produtos culturais, além de investir na construção de projetos de artistas locais e estudantes universitários.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, mas os candidatos passam por uma seleção curricular.

Outras informações pelo e-mail gestaoecultura@proext.com.br ou pelo telefone
3719-9454.

Para conferir outros cursos clique aqui

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

CHARGE DO DIA II

Nova certidão de nascimento chegará a todo o país até o final do ano

O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, disse hoje (23) que o novo modelo de certidão de nascimento, com numeração única, chegará a todo o país até o final deste ano. As formas diferenciadas usadas atualmente na confecção do documento, segundo ele, facilitam fraudes e irregularidades.

De acordo com Vannuchi, 400 mil crianças brasileiras estão sem registro – o índice chega a 12% da população, enquanto o padrão estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) é de 5%. Em estados como o Amapá, o sub-registro chega a ser de quase 40%.

“O presidente Lula é prova disso, porque tem duas datas de nascimento – provavelmente a do nascimento e a do registro”, disse, ao participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro.

O programa prevê, até dezembro de 2010, o investimento de R$ 28 milhões de recursos federais que, segundo o ministro, se multiplicará “em vários outros milhões” por meio da participação de estados e prefeituras.

“Os recursos federais exigem uma contrapartida que assegure o espaço físico onde estará o funcionário e o equipamento, além do treinamento.”

Vannuchi avaliou que a quantidade de crianças sem registro na Amazônia é ainda mais séria pelo seu “gigantismo” e pela ausência de estradas, o que dificulta o deslocamento das famílias nas áreas mais isoladas.

Ele lembrou que o governo irá anunciar na próxima semana um plano integrado, com governadores e prefeitos, denominado Mobilização Nacional pelo Registro Civil de Nascimento na Amazônia Legal para tentar reverter tal situação.

"É um bom retrato dos avanços. O Brasil chegará, com certeza, em dezembro de 2010, ao padrão da ONU. A cada ano o país é mais admirado e não pode conviver com essa mancha.”

Da Agência Brasil

Chico Science ganha memorial no Pátio de São Pedro

O espaço, dedicado à memória do mangueboy e à difusão e incentivo da produção cultural, será aberto, oficialmente, pelo prefeito João da Costa, nesta sexta-feira (24), no Pátio de São Pedro. A vida e obra do pernambucano Francisco de Assis França, mundialmente conhecido como Chico Science, agora tem um memorial. Fica na casa 21, do Complexo Cultural Pátio de São Pedro e foi apresentado nesta quinta-feira (23). A abertura oficial será apenas nesta sexta-feira (24), com os malungos e companheiros da Nação Zumbi, Jorge du Peixe e Lúcio Maia.

Durante a discotecagem dos dois, a fachada da Igreja de São Pedro dos Clérigos receberá desenhos do grafiteiro Galo de Souza. A façanha será possível graças ao software livre ViMus, desenvolvido por Jarbas Jácome. A noite ainda promete reunir mais amigos: além de Fred 04, que já confirmou presença, e do atual secretário de Cultura, Renato L, que ajudou a escrever o Manifesto Mangue, a ex-namorada de Chico, Maria Eduarda Belém (musa da música Risoflora).

Inspirada em um dos tantos projetos do artista, o Memorial Chico Science tem conceito de Antromangue e deve promover a difusão de conhecimentos musicais, literatura, artes, cinema e cultura popular. “Resgatar esse pensamento é torná-lo real e ativá-lo. A idéia é transformar o Memorial não só num lugar onde a história do artista é preservada, como também numa célula de incentivo à produção, onde a principal matéria prima para isto é fornecida: a informação dirigida e focada na cultura popular , no underground e no pop”, explica Maria Eduarda.

O espaço está dividido em três módulos conceituais: o informativo , o imersivo e o educativo. No primeiro, uma versão da Exposição Chico Imaginário ficará montada com vários painéis. No módulo imersivo funcionará uma espécie de câmara escura, onde se projetarão, por meio do ViMus, imagens integradas a uma instalação sonora, proporcionando aos visitantes embarcar na viagem intuitiva de Mabuse, Jarbas Jacome, José Guilherme e André Édipo.

O último dos módulos, o educativo, será o espaço onde haverá exibição de vídeos e realização de palestras e pequenas oficinas. Lá também estarão terminais de computadores onde estarão armazenadas a discoteca virtual, uma pequena biblioteca com livros e quadrinhos acessíveis à consulta, histórico completo da trajetória de Science com matérias de jornais, revistas, cartazes dos shows, fotografias e material iconográfico. O acervo também contará com videoclipes, documentários e projeção fotográfica além, claro, das músicas de Chico Science e Nação Zumbi.

Na discoteca digital, é possível acessar e ouvir as músicas que faziam parte do acervo do cantor. A coleção terá atualização mensal. Com essa renovação constante, a idéia é reunir músicas que hoje possivelmente fariam parte da trilha sonora das andanças do mangueboy. A pequena biblioteca tem quadrinhos, livros de música, poesia, contracultura, e temas que eram de interesse de Chico. O Memorial Chico Science funcionará de segunda a sexta, das 9h às 17h, com entrada franca. O custo total do projeto, incluindo obras e projeto museográfico foi de R$ 305 mil.

Serviço

Memorial Chico Science

Pátio de São Pedro - casa 21, Bairro de São José

Inauguração sexta-feira, dia 24 de abril, às 19h

Visitação - Segunda à sexta, das 9h às 17h

Informações 3232.2492 / 3232.2486

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

CHARGE DO DIA I

Servidores estaduais começam a receber salários amanhã

O Governo do Estado inicia amanhã o pagamento dos 196 mil servidores pernambucanos. De acordo com o calendário semestral divulgado no início do ano, aposentados e pensionistas recebem nos dias 24 e 27 de abril, enquanto que os ativos recebem nos dias 28,29 e 30.

Confira abaixo o cronograma

24 de abril / Inativos
Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria Especial da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria Chefe da Assessoria Especial do Governador, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria Especial de Imprensa, Secretaria Especial Cultura, Secretaria Especial da Mulher, Secretaria Especial de Esportes, Secretaria Especial de Articulação Social, Secretaria Especial de Articulação Regional, Secretaria Especial de Juventude e Emprego, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Defensoria Pública), Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social (Polícia Civil), Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Turismo, DER, DETELPE, FUNDAC, FUNDARPE, UPE, FIDEM, CONDEPE, HEMOPE, ITEP e IRH.

27 de abril / Inativos
Secretaria de Defesa Social (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), Secretaria de Educação/CPM, FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas de Prefeituras e Pensionistas.

28 de abril / Ativos
Secretaria de Educação/CPM

29 de abril / Ativos
Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria Especial da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria Chefe da Assessoria Especial do Governador, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Casa Civil, Secretaria Especial de Imprensa, Secretaria Especial de Cultura, Secretaria Especial da Mulher, Secretaria Especial de Esportes, Secretaria Especial de Articulação Social, Secretaria Especial de Articulação Regional, Secretaria Especial de Juventude e Emprego, Controladoria Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Secretaria de Transportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Turismo, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Defensoria Pública) e Secretaria da Fazenda.

30 de abril / Ativos
Secretaria de Defesa Social (Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil), Médicos Residentes, DER, DETELPE, FUNDAC, FUNDARPE, FUNAPE, FACEPE, UPE, FIDEM, CONDEPE/AGPLPS, HEMOPE, ITEP, IPA, PERPART, CEHAB, EMPETUR, CPRH, AD/DIPER, ATI, Distrito Estadual de Fernando de Noronha e IRH (funcionários).

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Mais dois times brasileiros se classificam na Libertadores



Sport garantiu ontem à noite, a sua vaga na próxima fase da Libertadores. O Cruzeiro derrotou o Deportivo Quito e também garantiu a classificação na competição. Confira os gols da última rodada.

Alexandre Garcia fala sobre bate-boca entre ministros do STF

Após bate-boca, ministros do STF divulgam apoio a Gilmar Mendes



O presidente do STF teve uma inflamada discussão com Joaquim Barbosa. A sessão de hoje está cancelada e a crise instalada na mais alta corte do Brasil.

Dois ministros do Supremo Tribunal Federal se desentenderam. O ministro Joaquim Barbosa e o presidente da Corte, Gilmar Mendes. Depois da discussão, o tribunal divulgou uma nota de apoio ao presidente do Supremo.

Leia mais sobre Brasil no G1

O tom diplomático, a tão falada liturgia do cargo, foram deixados de lado. O incidente, na verdade uma troca de desaforos, aconteceu durante o julgamento de um recurso do governo do Paraná sobre a constitucionalidade de uma lei.

Os ministros passaram mais de três horas a portas fechadas, reunidos depois da discussão em plenário. Tudo começou quando o ministro Joaquim Barbosa, irritado, disse que era preciso debater mais antes de decidir quando os funcionários dos cartórios do Paraná serão retirados do regime de Previdência do estado.

Joaquim Barbosa - A sua tese deveria ter sido exposta em pratos limpos. Nós deveríamos estar discutindo...
Gilmar Mendes - Ela foi exposta em pratos limpos. Eu não sonego informação. Vossa Excelência me respeite. Foi apontada em pratos limpos.
Joaquim Barbosa - Não se discutiu claramente.
Gilmar Mendes - Se discutiu claramente e eu trouxe razão. Talvez Vossa Excelência esteja faltando às sessões. (...) Tanto é que Vossa Excelência não tinha votado. Vossa Excelência faltou à sessão.
Joaquim Barbosa - Eu estava de licença, ministro.
Gilmar Mendes - Vossa Excelência falta à sessão e depois vem...
Joaquim Barbosa - Eu estava de licença. Vossa Excelência não leu aí. Eu estava de licença do tribunal.

Mesmo quando a discussão parecia ter chegado ao fim, o tom subiu de novo.

Gilmar Mendes - Vossa excelência não tem condições de dar lição a ninguém.
Joaquim Barbosa - Nem vossa excelência. Vossa excelência me respeite, vossa excelência não tem condição alguma. Vossa excelência está destruindo a Justiça desse país e vem agora dar lição de moral em mim? Saia à rua, ministro Gilmar. Saia à rua, faz o que eu faço.
Carlos Ayres Brito - Ministro Joaquim, nós já superamos essa discussão com o meu pedido de vista.
Joaquim Barbosa - Vossa excelência não nenhuma condição.
Gilmar Mendes - Eu estou na rua, ministro Joaquim.
Joaquim Barbosa - Vossa excelência não está na rua, vossa excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro. É isso.
Carlos Ayres Brito - Ministro Joaquim, vamos ponderar.
Joaquim Barbosa - Vossa excelência, quando se dirige a mim, não está falando com os seus capangas do Mato Grosso, ministro Gilmar. Respeite.
Gilmar Mendes - Ministro Joaquim, vossa excelência me respeite.
Marco Aurélio - Presidente, vamos encerrar a sessão?
Joaquim Barbosa - Digo a mesma coisa.
Marco Aurélio - Eu creio que a discussão está descambando para um campo que não se coaduna com a liturgia do Supremo.

Os ministros divulgaram uma nota em que manifestaram apoio, reafirmaram a confiança e o respeito ao presidente da corte, Gilmar Mendes, e lamentaram o episódio.

O ministro Joaquim Barbosa não acompanhou a repercussão de perto. Foi embora logo depois da sessão. O reencontro com o presidente do Supremo foi adiado. É que foi cancelada a sessão desta quinta-feira (23).

Além do ministro Joaquim Barbosa, a ministra Ellen Gracie também não participou da reunião. Ela está no exterior.

Bate-boca entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa no STF repercute


A discussão entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa durante sessão na quarta-feira ainda repercute nesta quinta.

Para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, o episódio " notadamente de caráter pessoal", desgasta o Poder Judiciário e desestimula o cidadão a ir à Justiça lutar por seus direitos. "Se a sociedade não acredita no Judiciário, fica desestimulada na luta pela conquista de direitos e, descrente na Justiça, passa a praticar a vingança privada", disse ele em nota.

Cezar Britto disse considerar lamentável que os dois ministros do STF, "que deveriam dar o exemplo", briguem publicamente e não compreendam que, ao levar questões pessoais à sessão plenária, deixam a instituição vulnerável.

O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, por sua vez, afirmou que o episódio "de xingamentos e bate-boca" não pode descambar em uma crise.

- Os ministros são pessoas adultas, que têm responsabilidade com o país e sabem que devem honrar as funções que desempenham. Os ministros não são obrigados a se gostar, mas têm que se respeitar em nome da instituição que representam.

O presidente da OAB-RJ disse esperar que os próprios ministros resolvam seus conflitos e não permitam que as desavenças pessoais e suas discussões, "fundadas em adjetivações", se revertam em crise institucional.

Gilmar minimiza o episódio

O presidente do STF minimizou nesta quinta-feira a repercussão da briga pública. Segundo Gilmar, “não há crise” institucional.

- Sobre isso não vamos falar, está superado. O tribunal já manifestou. Não há crise, não há arranhão – disse Gilmar Mendes.

Da Agência O Globo

Emissão de cheques sem fundos é recorde em março

O número de cheques sem fundos no país bateu recorde em março. Segundo o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, no mês passado foram devolvidos 24,6 cheques a cada mil compensados, o maior índice registrado desde o início do levantamento, em 1991. O número ficou ligeiramente acima do recorde anterior, verificado em março de 2006 -- 24,3 cheques devolvidos a cada mil compensados.

Ao todo, foram devolvidos 2,75 milhões de cheques em março deste ano e compensados 112,12 milhões. Na comparação com fevereiro, o volume de cheques devolvidos cresceu 6%. Já em relação a março de 2008, o aumento no número de cheques devolvidos a cada mil compensados foi de 18,3%.

No acumulado do primeiro trimestre, o aumento no número de cheques sem fundos atingiu 19,2% em relação ao mesmo período de 2008. Nos três primeiros meses deste ano, houve 23,6 devoluções de cheques a cada mil compensações, contra 19,8 no primeiro trimestre do ano passado.

De janeiro a março foram devolvidos 7,36 milhões de cheques no país, de um total de 311,49 milhões compensados. Em igual período de 2008, foram 7,11 milhões de devoluções ante 359,61 milhões de compensados.

Para os técnicos da Serasa Experian, o recorde nos cheques devolvidos a cada mil compensados, em março, "reflete o aumento na inadimplência das pessoas físicas e jurídicas, decorrente da menor atividade econômica, da revisão dos investimentos e da redução no número de empregos formais".

Esse conjunto de eventos aliado ao maior comprometimento da renda de parte da população, segundo a empresa, "ampliou os impactos das despesas sazonais de início de ano (IPTU, IPVA e despesas escolares) sobre o orçamento doméstico, resultando em aumento na devolução de cheques, incluindo os pré-datados das compras de Natal."

Da Agência O Globo